1. Processo de submissão online

 

Os artigos devem ser submetidos eletronicamente por meio do Sistema de Avaliação e Gerenciamento de Artigos/OJS (SAGAS-OJS). Em caso de dúvidas, entre em contato com o suporte sistema SAGAS-OJS pelo e-mail: cadernos@fiocruz.br .

 

O acesso ao sistema é feito na página principal de CSP, por meio do nome de usuário ou e-mail cadastrado e senha.

 

Novos usuários do sistema devem se registrar. Antes de prosseguir, será necessário validar sua conta, clicando no link enviado para o e-mail de cadastro.

 

1.1 Iniciar Submissão

 

A primeira etapa do processo de submissão consiste no preenchimento dos campos de Idioma de Submissão, Seção e Consentimento de Privacidade. Em seguida, informações sobre procedimentos de submissão e conformidade com as regras da revista. A informação sobre preprint facilitará o processo de avaliação. A utilização de ferramentas de inteligência artificial é nova e traz implicações éticas que devem ser consideradas.

 

O título completo (máximo 150 caracteres com espaços), palavras-chave e resumo devem ser registrados apenas no idioma de submissão. Palavras-chave e resumo não são necessários para as seções Resenha, Cartas e Perspectivas.

 

As palavras-chave (mínimo de 3 e máximo de 5) devem constar na base dos Descritores em Ciências da Saúde/Biblioteca Virtual em Saúde (DeCS/BVS), no idioma original do artigo. Cada palavra-chave será registrada separadamente (dê “Enter” após digitar cada uma).

 

Resumo. Todos os artigos submetidos deverão ter resumo no idioma original do artigo, podendo conter no máximo 280 palavras. CSP fará a tradução do resumo para publicação nos três idiomas para os artigos aprovados. Ao final, clicar em Continuar.

 

Código do fascículo temático: deve ser preenchido apenas para textos submetidos para avaliação e publicação em Suplemento Temático.

 

 

1.2 Enviar Arquivos: etapa de transferência de arquivos

 

  • Para cada arquivo enviado indicar o tipo de artigo.
  • O corpo do texto deve conter somente o texto do artigo e as referências bibliográficas.
  • Cada ilustração do artigo (fotografias, fluxogramas, mapas, gráficos, quadros e tabelas) deve ser enviada separadamente clicando em Adicionar Arquivo.
  • Figuras, Tabelas ou Quadros devem ser enumerados seguindo a ordem em que cada elemento aparece no texto.
  • Tabelas e Quadros (.DOC, .DOCX) podem ter até 17cm de largura, com fonte Times New Roman tamanho 9. Cada dado deve ser inserido em uma célula separada. Nunca incluir mais de uma informação dentro da mesma célula.
  • São aceitos os seguintes tipos de figura: mapas, gráficos, imagens de satélite, fotografias, organogramas e fluxogramas. Na etapa de submissão, todas as figuras devem ser submetidas em formato de imagem JPG, TIFF, PNG, BMP, outros, com resolução mínima de 300dpi (com legibilidade e leiturabilidade mínima para visualização). Caso necessário, posteriormente, outros formatos poderão ser solicitados.
  • Equações e Fórmulas. As equações e fórmulas matemáticas devem ser desenvolvidas diretamente nos editores (Math, Equation, Mathtype ou outros que sejam equivalentes). Não serão aceitas equações e fórmulas em forma de imagem.
  • Em separado, os autores devem enviar o arquivo (DOC, DOCX, RTF, ODT, TXT) com todos os textos que compõem as Figuras.

 

Observações:

 

  • CSP permite a publicação de até cinco ilustrações (figuras e/ou quadros e/ou tabelas, de acordo com o limite da seção) por texto. Ultrapassando esse limite, os autores deverão arcar com os custos extras. Figuras compostas são contabilizadas separadamente; cada ilustração é considerada uma Figura.
  • Material Suplementar: o conteúdo do material suplementar é de responsabilidade dos autores. Será utilizado no processo de avaliação e publicação, mas não será formatado e nem feita revisão de idioma e/ou tradução.
  • Os autores devem obter autorização, por escrito, dos detentores dos direitos de reprodução de ilustrações que já tenham sido publicadas anteriormente.

 

1.3 Colaboradores:

 

São incluídos o(s) nome(s) do(s) autor(es) do artigo. O autor que cadastrar o artigo automaticamente será incluído como autor de artigo. A ordem dos nomes dos autores deve ser a mesma da publicação. Para inclusão de cada coautor, deve-se preencher os seguintes dados: Nome, Sobrenome, e-mail, país, ORCID ID; Instituição/Afiliação.

 

1.4 Para os Editores:

 

Destina-se aos comentários para o Editor: Conflito de interesse, Considerações éticas e legais e Agradecimentos.

 

1.5 Avaliação:

 

Etapa de revisão das informações principais e finalização da submissão.

 

1.6 Confirmação da submissão:

 

Após a finalização da submissão, os autores receberão uma mensagem por e-mail confirmando o recebimento do artigo por CSP. Caso não receba o e-mail de confirmação dentro de 24 horas, entre em contato com a Secretaria Editorial de CSP por meio do e-mail: cadernos@fiocruz.br .

 

 

  1. Acompanhamento do processo de avaliação do artigo

 

O autor poderá acompanhar o fluxo editorial do artigo pelo sistema SAGAS-OJS. As decisões sobre o artigo serão comunicadas por e-mail e disponibilizadas no sistema SAGAS-OJS.

 

O contato com a Secretaria Editorial de CSP deverá ser feito por meio do sistema SAGAS-OJS.

 

  1. Envio de novas versões do artigo

 

Novas versões do artigo devem ser encaminhadas usando-se a área restrita de gerenciamento de artigos do sistema SAGAS-OJS, acessando o artigo e utilizando o link Visualizar. No box Revisões, efetuar o upload dos arquivos em Enviar Arquivo.

 

 

  1. Aprovação

 

Os textos avaliados e pré-aprovados pelo Conselho Editorial de CSP serão encaminhados para a checagem final: número de ilustrações, verificação de material suplementar e plágio. O texto só será aprovado definitivamente pelo Conselho Editorial após essa etapa de verificação.

 

Para os textos que contêm ilustrações, será solicitado o envio de Figuras no padrão para publicação a seguir:

 

  • Os mapas devem ser submetidos em formato vetorial e são aceitos nos seguintes tipos de arquivo: WMF (Windows MetaFile), EPS (Encapsuled PostScript) ou SVG (Scalable Vectorial Graphics).
  • Os gráficos devem ser submetidos em formato vetorial e são aceitos nos seguintes tipos de arquivo: XLS (Microsoft Excel), ODS (Open Document Spreadsheet), WMF (Windows MetaFile), EPS (Encapsuled PostScript) ou SVG (Scalable Vectorial Graphics). Os gráficos de linhas, dispersão (XY), histograma (Pareto), radar e outros similares, que contenham elementos gráficos (círculo, quadrado, triangulo, losango etc.), devem optar por apenas um elemento gráfico, diferenciado somente por cores.
  • As imagens de satélite e fotografias devem ser submetidas nos seguintes tipos de arquivo: TIFF (Tagged Image File Format), BMP (Bitmap), JPEG (Joint Photographic Experts Group) ou PNG (Portable Network Graphic). A resolução mínima deve ser de 300dpi (pontos por polegada), com tamanho mínimo de 17,5cm de largura. O tamanho limite do arquivo deve ser de 10Mb.
  • Os organogramas e fluxogramas devem ser submetidos em arquivo de texto ou em formato vetorial e são aceitos nos seguintes tipos de arquivo: DOC ou DOCX (Microsoft Word), RTF (Rich Text Format), ODT (Open Document Text), WMF (Windows MetaFile), EPS (Encapsuled PostScript) ou SVG (Scalable Vectorial Graphics).
  • Para figuras (imagem + texto), é necessário inserir um arquivo, estando separados todos os textos que fazem parte da figura, como nomes de eixos, siglas, números, legendas e demais informações que a compõe. Não esquecendo do título, legenda e notas de rodapé.

 

Observações:

 

  • O desenho vetorial é originado com base em descrições geométricas de formas e normalmente é composto por curvas, elipses, polígonos, texto, entre outros elementos, isto é, utilizam vetores matemáticos para sua descrição.
  • Mapas e gráficos gerados originalmente em formato de imagem e depois exportados para o formato vetorial não apresentam qualidade suficiente para serem aceitos.
  • O tamanho máximo para quadros e tabelas deve permitir o enquadramento em página de tamanho A4 (até 17cm de largura), com margens laterais direita e esquerda de 2cm, com fonte de tamanho 9 ou maior.
  • As Figuras devem permitir o enquadramento em página de tamanho A4 (até 17cm de largura), com margens laterais direita e esquerda de 2cm.
  • O arquivo de cada Figura deve ter o tamanho máximo de 10Mb para ser submetido.