Exposição ao metilmercúrio e neurodesenvolvimento em crianças indígenas: um modelo teórico

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Adriana Duringer Jacques
Breno Augusto Bormann de Souza Filho
Carlos Augusto Ferreira de Andrade
Juliana dos Santos Vaz
Paulo Cesar Basta

Resumo:

O neurodesenvolvimento é um processo que se estende desde a concepção até a idade adulta, abrangendo o crescimento e a maturação do sistema nervoso. As crianças indígenas que vivem na Região Amazônica enfrentam diversas condições que podem impactar adversamente seu neurodesenvolvimento, incluindo assistência pré-natal, condições de nascimento, desnutrição, presença de doenças infecciosas e desafios socioeconômicos. A exposição a substâncias tóxicas durante o período pré-natal é mais um elemento dos determinantes que influenciam o neurodesenvolvimento. No caso do metilmercúrio, a exposição é associada ao consumo materno de peixes contaminados. Após o nascimento, a criança continua a ser exposta pela amamentação ou alimentação. Este ensaio teve como objetivo elaborar um modelo teórico para elucidar os determinantes do neurodesenvolvimento nos primeiros 1.000 dias de vida, considerando a exposição pré-natal ao metilmercúrio em crianças indígenas. Para a elaboração do modelo teórico, cumpriu-se as sete etapas propostas pelo Checklist para Relato Teórico em Estudos Epidemiológicos. Apresentamos reflexões teórico-metodológicas sobre dimensões e variáveis explicativas que destacam como a exposição a condições adversas desde a vida intrauterina é agravada pela presença do metilmercúrio, podendo resultar em prejuízo à saúde. Este modelo teórico é inédito ao considerar a complexa rede causal envolvida e contribui para pesquisas e ações que implementam a saúde materno-infantil.

Palavras-chave:
Mercúrio; Transtornos do Neurodesenvolvimento; Causalidade; Povos Indígenas