Impacto da Regulamentação do Ambiente Alimentar Escolar: aspectos metodológicos e participação no primeiro ano de acompanhamento

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Laís Vargas Botelho
Larissa Loures Mendes
Letícia Ferreira Tavares
Paulo Cesar Pereira de Castro Junior
Juliana Souza Oliveira
Raquel Canuto
Raphaela Kistenmacker Pires
Letícia de Oliveira Cardoso

Resumo:

Este artigo descreve aspectos metodológicos e caracteriza a participação no primeiro ano do estudo Impacto da Regulamentação do Ambiente Alimentar Escolar. O estudo visa monitorar a comercialização de alimentos nas cantinas e no entorno de escolas privadas de três cidades brasileiras com distintos contextos regulatórios, bem como investigar a percepção dos escolares sobre a cantina. Trata-se de um estudo transversal repetido (2023/2024 e 2025), com amostras independentes, em Recife (Pernambuco), Niterói (Rio de Janeiro) e Porto Alegre (Rio Grande do Sul). Para o Módulo Cantina, planejou-se uma amostragem de escolas privadas de ensinos Fundamental e Médio, estratificada pelo porte escolar e com reposição inversa. Para o Módulo Ambulante, uma amostra de conveniência. E para o Módulo Aluno, uma amostra por conglomerados em três estágios. Os dois primeiros módulos replicam a metodologia do estudo Comercialização de Alimentos em Escolas Brasileiras. A primeira coleta de dados ocorreu entre setembro de 2023 e maio de 2024. Participaram 202 escolas e 532 alunos. Apenas três vendedores ambulantes foram localizados. As taxas de participação escolar foram de 47,8% em Porto Alegre, 53,9% em Niterói e 69,9% em Recife. Houve resistência das escolas em receber a pesquisa, o que prolongou a coleta de dados e exigiu adaptações metodológicas. O artigo discute os desafios enfrentados no trabalho de campo e os ajustes metodológicos para o segundo ano de acompanhamento, trazendo recomendações para futuros estudos no ambiente escolar. Este projeto é fruto da colaboração entre academia e sociedade civil organizada, que demandou informações para apoiar ações de advocacy pela alimentação saudável na escola. As evidências geradas poderão subsidiar a formulação e o aprimoramento de políticas de proteção do ambiente alimentar escolar em outras cidades e níveis governamentais.


 


Palavras-chave:
Ambiente alimentar; Escolas; Percepção; Crianças; Adolescentes
Biografia do Autor

Laís Vargas Botelho, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Centro Multidisciplinar UFRJ-Macaé

L. Botelho contribuiu com  a  concepção  do  estudo, análise  e interpretação dos dados, redação e revisão crítica do manuscrito; e aprovou a versão final.

Larissa Loures Mendes, Universidade Federal de Minas Gerais

L. L. Mendes contribuiu  com  a  concepção  do  estudo  e  revisão crítica do manuscrito; e aprovou a versão final.

Letícia Ferreira Tavares, Universidade Federal do Rio de Janeiro

L. F. Tavares contribuiu  com  a  concepção  do  estudo  e  revisão crítica do manuscrito; e aprovou a versão final.

Paulo Cesar Pereira de Castro Junior, Universidade Federal do Rio de Janeiro

P. C. P. Castro Júnior contribuiu  com  a  concepção  do  estudo e aprovou a versão final.

Juliana Souza Oliveira, Universidade Federal de Pernambuco

J. S. Oliveira contribuiu  com  a  revisão crítica do manuscrito; e aprovou a versão final.

Raquel Canuto, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

R. Canuto contribuiu  com  a  revisão crítica do manuscrito; e aprovou a versão final.

Raphaela Kistenmacker Pires, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

R. K. Pires contribuiu  com  a  revisão crítica do manuscrito; e aprovou a versão final.

Letícia de Oliveira Cardoso, Escola Nacional de Saúde Pública Sério Arouca

L. O. Cardoso contribuiu  com  a  concepção  do  estudo e aprovou a versão final.