Uma companhia inesperada? O cão de serviço e a expressão de emoções no espaço hospitalar: uma perspectiva etnográfica

Conteúdo do artigo principal

Roberta Falcão Tanabe
Anita Silva Paez
Paula de Araújo Picorelli
Vanessa Christina Breia
Martha Cristina Nunes Moreira

Resumo:

A relação humano-animal no espaço de cuidado hospitalar foi investigada a partir de uma pesquisa etnográfica na observação de um Programa de Apoio Assistido por Animais (PAAA), em uma instituição terciária do Sistema Único de Saúde no Rio de Janeiro. O artigo enfoca os efeitos dae interação comunicativa e da expressão de emoções que a visita regular de um único cão de serviço parece catalisar entre os membros da equipe de trabalhadores. Tomando como suportes analíticos a Teoria Ator-Rede, a noção de "espécie companheira", de Donna Haraway, e a antropologia das emoções, exploramos a reconfiguração das redes de sociabilidade na integração de uma alteridade não-humana como colaboradora das atividades de promoção de saúde no cenário hospitalar. Ao operar por lógicas não norteadas pelo poder e racionalidade, seu papel político é destacado nos diferentes agenciamentos produzidos na dinâmica relacional e na economia dos afetos. Os novos arranjos instituídos pelo cão de serviço delineiam a dimensão micropolítica das emoções na reorganização das relações interpessoais e interespécies no espaço de cuidado hospitalar. A pesquisa evidencia que o PAAA em um hospital pode operar como uma tecnologia social inovadora em saúde, capaz de reconfigurar as redes de cuidado e as dinâmicas de interação.

Palavras-chave:
intervenção assistida por animais; etnografia; hospital pediátrico; trabalhadores da saúde; emoções; promoção da saúde
Biografia do Autor

Roberta Falcão Tanabe, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/ Fundação Oswaldo Cruz- Rio de Janeiro)

Concepção do estudo, produção do material empírico, análise dos dados, redação e revisão do artigo, além de aprovar a versão final.

Anita Silva Paez, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/ Fundação Oswaldo Cruz- Rio de Janeiro

Concepção do estudo, produção do material empírico, análise dos dados, redação e revisão do artigo, além de aprovar a versão final.

Paula de Araújo Picorelli, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/ Fundação Oswaldo Cruz- Rio de Janeiro)

produção do material empírico, análise dos dados, redação e revisão do artigo, além de aprovar a versão final.

Vanessa Christina Breia, Departamento de Educação da Faculdade de Formação de Professores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ)

Concepção do estudo, análise dos dados, redação e revisão do artigo, além de aprovar a versão final.

Martha Cristina Nunes Moreira, Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/ Fundação Oswaldo Cruz- Rio de Janeiro

Concepção do estudo, análise dos dados, redação e revisão do artigo, além de aprovar a versão final.