Saúde mental infantojuvenil: análise de itinerários terapêuticos em município de interior e sem Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis

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Iagor Brum
Luziane Zacché
Thays Picoli Martins
Júlia Miloti
Tharssa Karolynie da Silva Negreiros Fernandes

Resumo:

Pesquisas sobre itinerários terapêuticos em saúde mental infantojuvenil têm sido conduzidas predominantemente em Centros de Atenção Psicossocial Infantojuvenis (CAPSij) ou em regiões equipadas com esses serviços. Visando expandir a compreensão desse campo, este estudo analisou os itinerários terapêuticos de crianças e adolescentes atendidos pelo serviço de Equipe Multiprofissional em Saúde Mental – localmente conhecido como “Saúde Mental” – em um município de interior e sem CAPSij. Realizamos entrevistas semiestruturadas com 12 mães e dois pais, visando compreender as motivações para as buscas por cuidados, os locais percorridos e as experiências durante esse processo. Os dados foram analisados por meio da classificação hierárquica descendente, possibilitada pelo IRaMuTeQ. Quatro categorias foram formadas: (1) detecção inicial de necessidades; (2) motivações para busca de atendimento; (3) dinâmica do serviço; e (4) fatores que afetam a continuidade do cuidado. As escolas prevaleceram como as impulsionadoras da busca por cuidados, enquanto as unidades básicas de saúde atuaram mais como pontos de encaminhamento para especialistas. Psicológos(as) e psiquiatrias da Equipe Multiprofissional em Saúde Mental, fonoaudiólogos da Policlínica, e neurologistas da rede privada e do Centro Regional de Especialidades foram as especialidades mais frequentadas. A alta rotatividade de profissionais foi tida como a principal barreira ao acesso e à continuidade do cuidado. Ao contrário de outros estudos desenvolvidos em contextos com redes de serviços mais abrangentes, que frequentemente sugerem fortalecer as redes existentes de saúde mental infantojuvenil, este estudo destaca a necessidade de construir tais redes desde o início.

Palavras-chave:
Itinerário Terapêutico; Saúde Mental; Criança; Adolescente