Child Behavior Checklist (CBCL),Youth Self-Report (YSR) and Teacher's Report Form(TRF): an overview of the development of the original and Brazilian versions

Conteúdo do artigo principal

Isabel A. Bordin
Marina M. Rocha
Cristiane S. Paula
Maria Cristina T. V. Teixeira
Thomas M. Achenbach
Leslie A. Rescorla
Edwiges F. M. Silvares

Resumo:

O Sistema de Avaliação de Base Empírica de Achenbach para crianças/adolescentes em idade escolar inclui três instrumentos para avaliar problemas emocionais e/ou comportamentais: Child Behavior Checklist (CBCL) [pais], Youth Self-Report (YSR) [adolescentes] e Teacher's Report Form (TRF) [professores]. Este artigo de revisão fornece informações detalhadas sobre o desenvolvimento desses instrumentos nos Estados Unidos e no Brasil, descrevendo as principais alterações em itens, escalas e pontos de corte na pontuação, ocorridas nas versões originais de 1991 a 2001, e o processo de tradução, retrotradução e adaptação cultural dos questionários originais para desenvolver as atuais versões brasileiras oficiais do CBCL, YSR e TRF. A utilidade desses instrumentos em pesquisa e na prática clínica é salientada, mencionando estudos epidemiológicos e de avaliação de intervenções conduzidos no Brasil. Pesquisadores e clínicos são instruídos a respeito do uso correto das atuais versões brasileiras oficiais, dando exemplos de perguntas frequentes, relevantes para o contexto brasileiro.

Detalhes do artigo

Palavras-chave:
Child; Adolescent; Mental Health; Questionnaires; Evaluation