Aspectos metodológicos do estudo Comercialização de Alimentos em Escolas Brasileiras

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Raquel Canuto
Sabrina Gomes Ferreira Clark
Luiza Delazari Borges
Paulo César Pereira de Castro Junior
Letícia Ferreira Tavares
Letícia de Oliveira Cardoso
Ariene Silva do Carmo
Larissa Loures Mendes

Resumo:

Este artigo apresenta os aspectos metodológicos da concepção e organização do estudo Comercialização de Alimentos em Escolas Brasileiras, que teve como objetivo avaliar aspectos relacionados à comercialização de alimentos e bebidas em escolas privadas, a partir de informações coletadas com gestores de cantinas escolares e ambulantes presentes no entorno imediato das escolas. Trata-se de um estudo transversal em cantinas escolares e ambulantes no entorno de escolas privadas de Ensinos Fundamental e Médio nas 26 capitais brasileiras. Foi empregada amostragem aleatória simples com reposição inversa, ao final, foram avaliadas 2.241 cantinas e 699 ambulantes. A proporção de perdas amostrais foi de 21,2%. O questionário foi desenvolvido e avaliado por especialistas contemplando questões sobre: informação alimentar e nutricional, infraestrutura para alimentação, conveniência, preço, disponibilidade, variedade e promoção. A logística contou com uma equipe coordenadora que conduziu os treinamentos, realizou a gestão e controle da qualidade dos dados, pesquisadores locais e uma empresa que auxiliaram no trabalho de campo. As coletas ocorreram entre 2022 e 2024. As principais dificuldades de implementação foram sua concomitância com o período eleitoral de 2022, episódios de violência nas escolas, políticas internas das escolas e a complexidade da diversidade cultural e a vasta extensão territorial brasileira. Como pontos fortes destacam-se o ineditismo dos dados coletados em profundidade e representatividade, o uso das evidências geradas para proposição de políticas públicas de regulação do ambiente alimentar escolar e o apoio na construção de uma rede de pesquisadores na temática. 

Palavras-chave:
Estudantes; Espaço Social Alimentar; Estudos Transversais