Editoras-chefe
Marilia Sá Carvalho

Médica, mestre em Saúde Pública (Fiocruz), doutora em Engenharia Biomédica (UFRJ) com pós-doutorado em estatística na Lancaster University (Reino Unido). Pesquisadora titular da Fiocruz. Principais áreas de interesse: epidemiologia ambiental, pensamento sistêmico e modelagem de dados com estruturas complexas.

https://orcid.org/0000-0002-9566-0284
Luciana Correia Alves

Fisioterapeuta, mestre em Demografia (CEDEPLAR/UFMG), doutora em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz) com pós-doutorado em Epidemiologia pela Faculdade de Saúde Pública da USP. Docente do Departamento de Demografia e pesquisadora do Núcleo de Estudos de População (NEPO) da UNICAMP. Principais linhas de pesquisa: demografia e epidemiologia do envelhecimento, mortalidade, longevidade, saúde da população, modelagem estatística e modelos de aprendizado de máquina.

https://orcid.org/0000-0002-8598-4875
Luciana Dias de Lima

Médica, mestre e doutora em Saúde Coletiva (IMS/UERJ), com pós-doutorado em Ciência Política pela University of Pennsylvania (Estados Unidos). Principais linhas e temas de pesquisa: desenvolvimento, Estado e saúde; formulação e implementação de políticas públicas e saúde; planejamento, gestão e financiamento de sistemas de saúde; avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde; federalismo, relações intergovernamentais e saúde; regionalização e descentralização em saúde. Integra o Grupo de Pesquisa Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde.

https://orcid.org/0000-0002-0640-8387
Editores Eméritos
Carlos E. A. Coimbra Jr.

Bacharel em Ciências Biológicas pela UnB, mestre e doutor em Antropologia/Antropologia Médica pela Indiana University (Estados Unidos). Em 1998-1999 realizou pós-doutoramento no Five College Program in Medical Anthropology, University of Massachusetts, Amherst (Estados Unidos). É pesquisador titular na ENSP/Fiocruz e foi Editor de Cadernos de Saúde Pública de 1993 a 2013. Seus interesses de pesquisa e docência concentram-se nas áreas de epidemiologia e antropologia da saúde; saúde dos povos indígenas; doenças infecciosas e parasitárias.

https://orcid.org/0000-0003-4085-1080
Claudia Travassos

Médica, mestre em Saúde Coletiva (UERJ), mestre em Medicina Comunitária (London School of Hygiene and Tropical Medicine, Reino Unido), doutora em Administração Pública (London School of Economics and Political Sciences, Reino Unido). Desenvolve pesquisa em Saúde Coletiva, nos temas: equidade, avaliação de sistemas e serviços de saúde, acesso e utilização de serviços de saúde, qualidade do cuidado de saúde e segurança do paciente e mercantilização do cuidado de saúde.

https://orcid.org/0000-0002-4789-8511
Editores Associados
Adalgisa Peixoto Ribeiro

Fisioterapeuta, mestre e doutora em Ciências (IFF/Fiocruz). Professora da Faculdade de Medicina da UFMG. Principais temas de interesse: acidentes, violência e saúde, saúde do trabalhador, saúde do idoso, formação em saúde.

https://orcid.org/0000-0001-9415-8068
Adriano Maia dos Santos

Odontólogo, mestre em Saúde Coletiva (UEFS) e doutor em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Professor na Universidade Federal da Bahia. Principais linhas e temas de pesquisa: Políticas de Saúde, Atenção Primária à Saúde, Redes de Atenção à Saúde, Regionalização, Educação em Saúde e Saúde Bucal Coletiva. Lidera o Grupo de Pesquisa Observatório Baiano de Redes de Atenção à Saúde (OBRAS).

https://orcid.org/0000-0001-9718-1562
Alberto Novaes Ramos Júnior

Médico pela UFRJ, especialização (Residência Médica) em Doenças Infecciosas e Parasitárias pela UFRJ, especialização em Medicina de Família e Comunidade pela Sociedade Brasileira de Medicina de Família e Comunidade & Associação Médica Brasileira, mestre em Saúde Coletiva (Epidemiologia) pela UFRJ e doutor em Ciências Médicas (Epidemiologia e Avaliação em Saúde) pela UFC. Professor Adjunto IV da UFC (Faculdade de Medicina, Departamento de Saúde Comunitária). Tem experiência nas áreas de Saúde Coletiva (com ênfase em Epidemiologia) e Medicina (com ênfase em Medicina Tropical, Infectologia e Medicina de Família e Comunidade), atuando principalmente nos seguintes temas: doenças tropicais (atenção, epidemiologia, vigilância e controle) em especial as negligenciadas, dinâmica de transmissão de processos infecciosos/parasitários e interfaces ambiente e saúde, atenção primária à saúde e ensino de doenças infecciosas e parasitárias; ênfase em doença de Chagas, hanseníase, esquistossomoses, leishmanioses, outras parasitoses intestinais, infecção por HIV/aids e ectoparasitoses.

https://orcid.org/0000-0001-7982-1757
Aline Alves Ferreira

Nutricionista, mestre em Saúde Pública e doutora em Epidemiologia (Fiocruz). Professora Associada do Instituto de Nutrição Josué de Castro (UFRJ) e membro dos Programas de Pós-Graduação em Nutrição e Mestrado Profissional em Atenção Primária da UFRJ. Integrante do GT de Saúde Indígena da ABRASCO e uma das líderes do Grupo Interdisciplinar de Estudos sobre Segurança Alimentar e Nutricional (GISAN). Principais áreas de interesse: saúde dos povos indígenas e de outras populações socialmente vulneráveis, desigualdades sociais e étnicas-raciais em saúde, alimentação e nutrição e Insegurança Alimentar e Nutricional.

https://orcid.org/0000-0001-5081-3462
Aline Silva-Costa

Graduação em Ciências Biológicas (UERJ), mestrado em Saúde Pública (FSP/USP), doutorado em Epidemiologia (ENSP/Fiocruz) e pós-doutorado em Saúde Pública (Universidade de Estocolmo) e Epidemiologia (ENSP/Fiocruz). Professora do Departamento de Saúde Coletiva da Universidade Federal do Triângulo Mineiro. Atua principalmente na área de Epidemiologia de Doenças Crônicas Não-Transmissíveis, desenvolvendo pesquisas sobre as relações saúde-trabalho, com foco nos seguintes temas: horários de trabalho, trabalho noturno, estresse ocupacional, problemas de sono e problemas cardiometabólicos.

https://orcid.org/0000-0003-1753-3922
Andrey Moreira Cardoso

Médico, mestre e doutor em Saúde Pública (Fiocruz), com pós-doutorado em epidemiologia na London School of Hygiene and Tropical Medicine (Reino Unido). Pesquisador titular da ENSP/Fiocruz e membro permanente do Programa de Pós-Gradução em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz, na área de concentração Etnicidade, Epidemiologia e Saúde. Principais áreas de interesse: saúde dos povos indígenas e de outras populações vulneráveis, saúde materno-infantil, doenças transmissíveis, doenças crônicas não transmissíveis, vigilância em saúde e epidemiologia.

https://orcid.org/0000-0002-7591-7791
Antonio Fernando Boing

Mestre em Saúde Pública (UFSC), doutor pela USP e pós-doutorado na Harvard School of Public Health (Harvard University, Estados Unidos). Atua na área de Saúde Coletiva e tem como principais linhas de pesquisa o estudo dos determinantes sociais em saúde, da atenção básica e da epidemiologia das doenças crônicas. É professor associado do Departamento de Saúde Pública da UFSC. É Vice-Presidente da Abrasco e Coordenador de sua Comissão de Epidemiologia, Editor Científico da Revista Brasileira de Epidemiologia.

https://orcid.org/0000-0001-9331-1550
Armando Meyer

Bacharel em Ciências Biológicas, mestre e doutor em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), e estágio de pós-doutorado no National Institute of Environmental Health Sciences (NIEHS/NIH). Armando Meyer combina os campos da toxicologia e da epidemiologia ambiental para investigar os impactos decorrentes da exposição a poluentes ambientais, em especial agrotóxicos, sobre a saúde humana.

https://orcid.org/0000-0002-5258-8016
Arn Migowski

Graduação em Medicina pela UERJ, especialização em Saúde Coletiva (IESC/UFRJ), mestrado em Epidemiologia (IMS/UERJ) e doutorado em Saúde Coletiva (IMS/UERJ). Pesquisador visitante convidado na UBC School of Population & Public Health (SPPH) em 2011 (University of British Columbia, Canadá) e na International Agency for Research on Cancer (IARC) da Organização Mundial da Saúde (OMS) em 2018. Atua como Chefe da Divisão de Detecção Precoce de Câncer e Apoio à Organização de Rede do Instituto Nacional de Câncer (INCA) na elaboração e avaliação de ações nacionais de controle do câncer, como pesquisador no Instituto Nacional de Cardiologia (INC), como Professor Colaborador do Programa de Pós-graduação do INCA e como professor permanente do Mestrado em ATS do INC.

https://orcid.org/0000-0002-4861-2319
Bernardo Lessa Horta

Médico, mestre em Epidemiologia (Universidade Federal de Pelotas) e doutor em Epidemiologia (McGill University, Canadá).

https://orcid.org/0000-0001-9843-412X
Claudia Cristina de Aguiar Pereira

Economista, demógrafa e doutora em Population Health pela University of Wisconsin – Madison. Realizou pós-doutorado na Johns Hopkins School of Public Health, departamento de Population, Family and Reproductive Health. Principais linhas e temas de pesquisa: economia da saúde, avaliação de tecnologias e serviços de saúde e demografia. Atua também com Editora Associada da Revista PLOS Global Public Health.

https://orcid.org/0000-0003-1389-9214
Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro

Farmacêutica, mestre em Ciências Farmacêuticas (UFRJ) e doutora em Saúde da Criança e da Mulher (Fiocruz). Atua nas seguintes áreas temáticas: políticas de medicamentos, uso racional de medicamentos, estudos de utilização de medicamentos, judicialização, farmácia hospitalar, farmacovigilância, avaliação de serviços e programas, assistência farmacêutica em eventos de massa e desastres e bioética.

https://orcid.org/0000-0003-4875-7216
Cláudia de Souza Lopes

Médica pela UFRJ, mestre em Saúde Coletiva pela UERJ e doutora em Epidemiologia (University of London, Reino Unido). Realizou pós-doutorado na ENSP/Fiocruz. É professora associada do Departamento de Epidemiologia do IMS/UERJ. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: epidemiologia dos transtornos mentais, determinantes sociais de saúde mental, adversidade social, estilo de vida, obesidade e saúde mental em adolescentes, estudos de coorte e métodos em epidemiologia.

https://orcid.org/0000-0002-0401-689X
Cláudia Torres Codeço

Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Engenharia Biomédica (UFRJ), doutora em Quantitative Biology (University of Texas at Arlington, Estados Unidos) com pós-doutorado em Epidemiologia Teórica (Instituto Gulbenkian de Ciência, Portugal). Pesquisadora titular da Fiocruz. Principais áreas de interesse: ecoepidemiologia de doenças transmitidas por vetores, biomatemática, dinâmica de processos transmissíveis e ecologia populacional de vetores, modelagem aplicada à vigilância.

http://orcid.org/0000-0003-1174-178X

http://www.procc.fiocruz.br/procc/Members/claudia/
Everton Nunes da Silva

Possui graduação (PUC/RS, 1999), mestrado (UFPE, 2003) e doutorado em Economia (UFRGS, 2008), com estágio de doutoramento na University of York, Reino Unido. Desenvolveu pesquisa de pós-doutoramento na London School of Hygiene and Tropical Medicine, Reino Unido, em 2016. É professor da Universidade de Brasília, do curso de Saúde Coletiva da Faculdade de Ceilândia e dos Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (PPGSC) e de Ciências e Tecnologias em Saúde (PPGCTS). Também atua como docente do Programa de Pós-Graduação em Políticas Públicas (PPGPP) da Fiocruz/Brasília. Tem experiência em economia da saúde, avaliação de tecnologias em saúde, financiamento da saúde e avaliação de políticas.

https://orcid.org/0000-0001-8747-4185

Francisco Ortega

Possui graduação em Filosofia (Universidad Complutense de Madrid, Espanha, 1991) e doutorado em Filosofia (Universität Bielefeld, Alemanha, 1995). Foi professor visitante na Universität Bielefeld, no Center for the Humanities and Social Sciences do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC) em Madrid (Espanha), na Universidade de Oldenburg (Alemanha), no Max Planck Institute for History of Science de Berlim (Alemanha), na Universidade de Buenos Aires (Argentina), e, no Brasil, na Unicamp e na UFF. Realizou pós-doutorado (2012-2013) no Department for Social Science, Health and Medicine do Kings College, Londres (Reino Unido). Atualmente é professor titular do Departamento de Ciências Humanas e Saúde do IMS/UERJ e Visiting Senior Research Fellow no Department for Social Science, Health and Medicine do Kings College. É diretor de pesquisa do Centro Rio de Saúde Global vinculado ao IMS/UERJ. É membro do Advisory Board do Movement for Global Mental Health (MGMH). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental; saúde global, neurociência e sociedade, estudos sobre deficiência, história do corpo, história da subjetividade, história das neurociências. Também realiza pesquisas sobre TDAH no Brasil, o autismo nas redes sociais e o movimento da neurodiversidade e o cérebro adolescente. Foi cientista do Estado do Rio de Janeiro (Faperj) de 2009 a 2014. Atualmente é Cientista de Nosso Estado da Faperj (2016 a 2019). Pesquisador 1D do CNPq.

https://orcid.org/0000-0002-5039-9449
Gabriela Junqueira Calazans

Psicóloga (Universidade de São Paulo, 1993), com especialização em Saúde Coletiva pelo Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1995), mestrado em Psicologia (Psicologia Social) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000) e doutorado em Medicina Preventiva pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2018).Trabalhou na Unidade de Pesquisa de Vacinas Anti-HIV do Centro de Referência e Treinamento DST/Aids (CRT-DST/Aids) da Secretaria da Saúde do Estado de São Paulo de 2004 a 2013 e foi professora no Depto. de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo de 2010 a 2015. Atualmente, é pesquisadora do Departamento de Medicina Preventiva da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Pública e Saúde Sexual e Reprodutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: prevenção das DST/Aids, promoção da saúde, saúde do adolescente e do jovem, sexualidade, gênero, saúde reprodutiva e saúde LGBT.

https://orcid.org/0000-0003-2414-1281
Guilherme Loureiro Werneck

Médico, mestre em Saúde Coletiva (UERJ) e doutor em Saúde Pública e Epidemiologia (Harvard School of Public Health, Estados Unidos). Completou estágio de pós-doutorado no Department of Global Health and Population (Harvard School of Public Health). Suas linhas de pesquisa versam principalmente sobre os seguintes temas: epidemiologia das doenças infecciosas, métodos epidemiológicos, epidemiologia e controle da leishmaniose visceral, vigilância epidemiológica, análise de dados espaciais, sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto, bioestatística, inferência causal, epidemiologia das violências. Em 2023 assumiu a Coordenação Geral de Desenvolvimento da Epidemiologia em Serviços, do Ministério da Saúde.

https://orcid.org/0000-0003-1169-1436
Hudson Pacífico da Silva

Economista, mestre em Desenvolvimento Econômico (Unicamp) e doutor em Ciências (USP), com pós-doutorado em Inovações em Saúde (Université de Montréal, Canadá). Tem experiência na área de ciência e tecnologia, políticas públicas, economia e saúde.

https://www.linkedin.com/in/hudsonpsilva/

https://twitter.com/hudsonpacifico

https://orcid.org/0000-0001-7507-0917
Inês Rugani de Castro

Nutricionista, mestre e doutora em Saúde Pública (Fiocruz e USP). Suas principais áreas de investigação são: delineamento, avaliação e análise de intervenções, programas e políticas em alimentação e nutrição; estudos seccionais em alimentação e nutrição; desenvolvimento, validação e aplicação de instrumentos e indicadores para monitoramento de eventos de interesse para a nutrição; desenvolvimento e aplicação de métodos para estudos sobre ambiente alimentar comunitário e organizacional e sua relação com desfechos de saúde; e conflitos de interesse na relação público-privado em alimentação e nutrição em saúde coletiva.

https://orcid.org/0000-0002-7479-4400
Jorge Alberto Bernstein Iriart

Mestre em Saúde Pública (UFBA), doutor em Antropologia (Université de Montréal, Canadá) com pós-doutorado em Antropologia Médica (University College London, Reino Unido). Atua principalmente nos temas: corpo, gênero e saúde; HIV/aids e gênero; estudos sobre a biomedicina, tecnologias médicas, genômica e saúde; processos socioculturais e saúde do trabalhador.

https://orcid.org/0000-0002-9518-1240
Jorge Mota

Diretor do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL, Portugal). Obteve o seu doutoramento em Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP, Portugal). É professor catedrático e o responsável do departamento de Recreação e Lazer. Foi Diretor da FADEUP durante dois anos de 1996-1998 e Presidente do Conselho Científico da Faculdade entre 2006-2010. É Presidente do Conselho de Representantes desde 2000. É professor visitante em várias instituições brasileiras e da Coventry University (Reino Unido). Está envolvido em redes de promoção de atividades física, incluindo a rede europeia (HEPA) e a rede internacional (IPEN). A área principal de trabalho está focada em questões relacionadas à atividade física e os seus efeitos com a saúde, especificamente, sua relação com doenças não transmissíveis. No âmbito das suas atividades está envolvido no desenvolvimento e implementação de programas relacionados à atividade física e à promoção da saúde e foi autoria de várias publicações em revistas internacionais.

https://orcid.org/0000-0001-7571-9181
Josué Laguardia

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1989), mestrado em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (IMS/UERJ, 1995) e doutorado em Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz, 2007). Pesquisador titular do Instituto de Informação e Comunicação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT) da Fiocruz e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Informação e Comunicação em Saúde (PPGICS/ICICT). Tem experiência na área de Saúde Pública, com ênfase em Informação em Saúde, atuando principalmente nos seguintes temas: registros de ensaios clínicos, avaliação psicométrica de questionários, avaliação de sistemas de informação, avaliação da situação de saúde e desempenho de serviços de saúde.

https://orcid.org/0000-0003-1456-5590
Lenaura Lobato

Socióloga pela Universidade Federal do Rio de Janeiro, mestre em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas e Doutora em Ciências – Saúde Pública pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz, com pós doutorado em Política Social na London School of Economics and Political Science. Professora Titular da Escola de Serviço Social da Universidade Federal Fluminense. Coordenadora do Programa de Estudos Pós-Graduados em Política Social. Coordenadora do Núcleo de Avaliação e Análise de Políticas Sociais (NAP-UFF). Atua principalmente em: políticas sociais, proteção social e sistemas de bem estar no Brasil e em nível internacional; políticas e sistemas de saúde e de assistência social.

https://orcid.org/0000-0002-2646-9523
Marly Marques da Cruz

Psicóloga, mestre e doutora em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), com pós doutorado em Ciências da Saúde pelo Instituto de Higiene e Medicina Tropical/Universidade Nova de Lisboa. Pesquisadora titular da ENSP/Fiocruz e docente permanente do Programa de Pós Graduação em Saúde Pública da ENSP, na área de concentração Determinação dos Processos Saúde-Doença: Produção/Trabalho, Territórios e Direitos Humanos. Líder do grupo de pesquisa “Avaliação de Políticas e Programas de Controle de Processos Endêmicos” pelo CNPq. Principais áreas de interesse: avaliação de políticas e programas de saúde, HIV/AIDS, vigilância alimentar e nutricional, atenção primária em saúde, saúde da população negra, direitos humanos, relações étnico-raciais e de gênero.

https://orcid.org/0000-0002-4061-474X
Maria Tavares Cavalcanti

Possui graduação em Medicina pela UERJ (1985), mestrado e doutorado no Programa de Pós-graduação em Psiquiatria e Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da UFRJ (1992 e 1997) e pós-doutorado na área de Epidemiologia Psiquiátrica na Columbia University (Estados Unidos, 2008). Atualmente é professora titular do Departamento de Psiquiatria e Medicina Legal da Faculdade de Medicina da UFRJ. Foi diretora do Instituto de Psiquiatria da UFRJ entre 2010 e 2018. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Psiquiatria, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental, doença mental, psicose, desinstitucionalização, atenção psicossocial. Desde 2015 coordena o Internato de Medicina em Saúde Mental da UFRJ, no qual junto com colegas vem construindo uma proposta inovadora de integração entre o Internato de Saúde Mental e o de Medicina de Família e Comunidade, apostando na formação do médico generalista em saúde mental a partir da atenção primária à saúde.

https://orcid.org/0000-0003-1872-4210
Marília Regina Nepomuceno

Atuária (UFMG), mestre e doutora em Demografia (Cedeplar/UFMG) com pós-doutorado pelo Max Planck Institute for Demographic Research. Pesquisadora do Max Planck Institute for Demographic Research. Principais linhas de pesquisa: mortalidade e saúde nas idades adultas e mais avançadas, demografia formal, padrões etários de mortalidade, qualidade dos dados populacionais, população centenária, gradiente educacional da mortalidade e medidas de longevidade e de dispersão da idade à morte.

https://orcid.org/0000-0002-5687-5776
Miriam Ventura da Silva

Graduada em Direito, mestre e doutora em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Advogada, professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da UFRJ. Tem desenvolvido estudos na interface saúde, ética, políticas e direitos, sobre legislação e jurisprudência em saúde; judicialização da saúde; acesso à saúde e à justiça e as populações vulneráveis; direitos reprodutivos e sexuais; saúde global e direitos humanos. Líder do grupo de pesquisa LIDHS (Laboratório Interdisciplinar de Direitos Humanos e Saúde), docente permanente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (UFRJ).

https://orcid.org/0000-0001-8520-8844
Patty Fidelis de Almeida

Doutora e mestre em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz), graduada em Psicologia (Universidade Federal de Juiz de Fora). Possui experiência em análise de políticas, programas e serviços em Atenção Primária à Saúde no Brasil e América do Sul.

https://orcid.org/0000-0003-1676-3574
Priscila Maria Stolses Bergamo Francisco

Bacharel em Estatística (IMECC/UNICAMP), mestra e doutora em Saúde Coletiva (FCM/UNICAMP), área de concentração de Epidemiologia, com pós-doutorado em Epidemiologia (FCM/UNICAMP). Docente do Departamento de Saúde Coletiva da Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Estadual de Campinas e pesquisadora plena do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva, Programa de Pós-Graduação em Gerontologia, e Mestrado Profissional em Saúde Coletiva: Políticas e Gestão em Saúde (FCM/UNICAMP). Principais linhas de pesquisa: desigualdades sociais e análise de situação de saúde; epidemiologia de doenças e agravos não-transmissíveis; métodos epidemiológicos aplicados a serviços de saúde; envelhcimento e doenças crônicas.

http://orcid.org/0000-0001-7361-9961
Raquel Canuto

Nutricionista. Mestre em Saúde Coletiva (UNISINOS), doutora em Ciências Médicas (UFRGS). Professora do Departamento de Nutrição da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em epidemiologia nutricional, epidemiologia social, estudos em ambiente alimentar e revisões sistemáticas e metanálises.

https://orcid.org/0000-0002-4042-1913
Raquel Brandini De Boni

Médica Psiquiatra, Mestre e Doutora em Psiquiatria (UFRGS). Pesquisadora em Saúde Pública no ICICT/FIOCRUZ. Foi pesquisadora visitante na Harvard School of Public Health e na McMaster University. Tem experiência na área Álcool e Drogas, atuando principalmente nos seguintes temas: Epidemiologia, diagnóstico e consequências do uso de álcool e outras substâncias, hard-to-reach populations e uso de novas tecnologia nas Ciências do Comportamento.

https://orcid.org/0000-0002-2455-5997
Ricardo Ventura Santos

Graduado em Biologia, mestre e doutor em Antropologia (Indiana University, Estados Unidos) com pós-doutorado na University of Massachusetts (Estados Unidos) e no Max Planck Institute for the History of Science, Alemanha). Interesses de pesquisa e docência: antropologia biológica; antropologia da ciência e da saúde; etnicidade e saúde; saúde indígena.

https://orcid.org/0000-0001-5071-443X
Rita de Cassia Pereira Fernandes

Pós-doutora em Epidemiologia (Erasmus MC University – Países Baixos). Médica, Doutora Saúde Pública/Epidemiologia (ISC/UFBA, com estágio na McGill University). Docente da Faculdade de Medicina da Bahia e docente permanente do PPGSAT/UFBA e PPGSC/ISC/UFBA. Pesquisas em Saúde e Trabalho: distúrbios musculoesqueléticos, acidentes de trabalho, Vigilância em Saúde do Trabalhador, desigualdades em saúde e trabalho, trabalho subordinado em plataformas digitais e saúde.

https://orcid.org/0000-0002-3353-5365
Rosa Maria Soares Madeira Domingues

Possui graduação em Medicina pela UFRJ (1987), Residência em Saúde Pública (1990), Mestrado em Saúde Pública (2002) e Doutorado em Epidemiologia (2011) pela ENSP/Fiocruz. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, atuando principalmente nos temas da assistência perinatal, saúde reprodutiva e DST/aids. Atualmente é Epidemiologista do INI/Fiocruz e docente permanente do Programa de Pós-graduação em Epidemiologia em Saúde Pública da ENSP/Fiocruz.

http://orcid.org/0000-0001-5722-8127
Rosane Harter Griep

Enfermeira, possui mestrado (1996) e doutorado (2003) em Epidemiologia pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca/Fiocruz. É pesquisadora do Laboratório de Educação em Ambiente e Saúde (LEAS) do Instituto Oswaldo Cruz e professora do programa de pós-graduação Epidemiologia em Saúde Pública da Fiocruz. É Cientista do Nosso Estado/FAPERJ e pesquisadora do CNPq. Desenvolve colaborações com Department of Public Health Sciences, Stockholm University e School of Health and Social Welfare, Suécia. É coordenadora do Estudo Longitudinal de Saúde do Adulto (ELSA-Brasil) CI-RJ. Membro do Working Time Society. Na área de saúde coletiva e epidemiologia desenvolve os seguintes temas: epidemiologia ocupacional, determinação psicossocial de eventos relacionados às doenças crônicas, capital social, estresse psicossocial do trabalho, conflito trabalho-família, queixas de sono e impactos na saúde, avaliação psicométrica de índices e escalas.

https://orcid.org/0000-0002-6250-2036
Sandra Costa Fonseca

Médica pela UERJ, mestre em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ, doutora em Saúde Pública (ENSP/Fiocruz). Atualmente é professora associada da UFF. Tem experiência na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Epidemiologia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde materno-infantil – mortalidade perinatal, evitabilidade, cuidado pré-natal, near miss, saúde da mulher e da criança; vigilância epidemiológica; sistemas de informação em saúde; revisão sistemática.

https://orcid.org/0000-0001-5493-494X
Sérgio William Viana Peixoto

Biólogo, mestre em Epidemiologia (UFMG) e doutor em Saúde Pública/Epidemiologia (UFMG). Pesquisador da Fiocruz Minas e professor da UFMG, atua principalmente nas áreas de envelhecimento, epidemiologia genética e epidemiologia da Nutrição.

https://orcid.org/0000-0001-9431-2280
Suely F. Deslandes

Bacharel em Ciências Sociais (UFF), mestre em Saúde Pública (Fiocruz) e doutora em Ciências (Fiocruz). Áreas temáticas: sociologia da saúde, violência e saúde e metodologias qualitativas.

https://orcid.org/0000-0002-7062-3604
Washington Leite Junger

Estatístico pela UERJ (2001) e doutor em Saúde Coletiva pelo IMS/UERJ (2008). É professor associado do Departamento de Epidemiologia no IMS/UERJ. Fez pós-doutorado no Centre de Recerca em Epidemiologia Ambiental, Barcelona, 2012. Atua em pesquisa nas áreas de métodos quantitativos, estatística computacional aplicada à epidemiologia e epidemiologia ambiental, com ênfase em estudos sobre os efeitos de exposições no ambiente urbano construído. É coordenador do Núcleo de Pesquisa em Epidemiologia Ambiental (NPEA).

https://orcid.org/0000-0002-6394-6587
Editor de Artigos de Revisão
Edison Iglesias de Oliveira Vidal

Médico, mestre e doutor em Saúde Coletiva/Epidemiologia (Unicamp), livre-docência em Geriatria (Unesp). Atua na interface entre a clínica e a saúde coletiva dentro dos seguintes temas: saúde do idoso, cuidados paliativos, educação médica e medicina baseada em evidências.

https://orcid.org/0000-0002-1573-4678
Editores de Questões Metodológicas
Leila Denise Alves Ferreira Amorim

Bacharel em Estatística (UFBA), licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Católica do Salvador), mestre em Saúde Coletiva (UFBA), doutora e pós-doutora em Bioestatística pela University of North Carolina at Chapel Hill (Estados Unidos, 2006 e 2012). Professora associada do Departamento de Estatística (Instituto de Matemática e Estatística) e docente do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (ISC/UFBA). Interesse em desenvolvimentos metodológicos e aplicações principalmente em: modelagem multinível, análise de sobrevivência,análise de dados categorizados, modelagem com variáveis latentes, métodos quantitativos em Epidemiologia e análise de dados correlacionados.

http://orcid.org/0000-0002-1112-2332
Editora de Resenhas
Martha Cristina Nunes Moreira

Psicóloga, mestre em Saúde Pública (Fiocruz) e doutora em Ciências Humanas/Sociologia (IUPERJ). Exerce atividades de pesquisa e ensino em saúde da criança e do adolescente com destaque para estudos sobre condições crônicas complexas de saúde em crianças e adolescentes; bases de apoio e análises relacionais no que se refere às organizações civis ligadas aos movimentos das pessoas com doenças raras; gênero, sexualidade e construção da parentalidade no contexto do adoecimento crônico e complexo de saúde; teoria feminista do cuidado e vida com defiiciências.

https://orcid.org/0000-0002-7199-3797
Editora Júnior
Suelen Carlos de Oliveira

Psicóloga (UFF), mestre e doutora em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Principais temas de interesse e de pesquisa: sistemas de proteção social; análise de políticas públicas de saúde em perspectiva comparada; relações público-privadas nos sistemas de saúde do Brasil e dos países da América do Sul.

https://orcid.org/0000-0002-0090-2341
Editores Assistentes
Carolina Ribeiro
Leandro Carvalho
Marcia Pietrukowicz
Editoria Administrativa
Carla Alves
Editoração Eletrônica

Fábio Souza
Vivian Oliveira
Eduardo Pina

Secretaria Editorial
Rafael Pacheco
Jornalista científico
Clara Rosa Guimarães