Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Submeta

seu texto

 

Corpo Editorial e Equipe Técnica

Corpo Editorial

Editoras        
Marilia Sá Carvalho       Médica, mestre em Saúde Pública (Fiocruz), doutora em Engenharia Biomédica (UFRJ) com pós-doutorado em estatística na Universidade de Lancaster. Pesquisadora titular da Fiocruz. Principais áreas de interesse: epidemiologia ambiental, pensamento sistêmico e modelagem de dados com estruturas complexas.
https://orcid.org/0000-0002-9566-0284
 
Cláudia Medina Coeli       Médica, doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ) com pós-doutorado em Saúde Pública (Université de Montréal). Desenvolve pesquisas nas áreas: sistemas de informação em saúde, linkage probabilístico de bases de dados, big data mining em saúde, pensamento sistêmico, aplicação de métodos epidemiológico em Saúde Pública e no estudo de transtornos metabólicos e endocrinológicos.

 
Luciana Dias de Lima       Médica, mestre e doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Principais linhas e temas de pesquisa: desenvolvimento, Estado e saúde; formulação e implementação de políticas públicas e saúde; planejamento, gestão e financiamento de sistemas de saúde; avaliação de políticas, sistemas e programas de saúde; federalismo, relações intergovernamentais e saúde; regionalização e descentralização em saúde. Integra o Grupo de Pesquisa Estado, Proteção Social e Políticas de Saúde. 
https://orcid.org/0000-0002-0640-8387.
         
Editores Eméritos
         
Carlos E. A. Coimbra Jr.       Fundação Oswaldo Cruz, Rio de Janeiro, Brasil
 
Claudia Travassos       Médica, mestre em Saúde Coletiva (Uerj), mestre em Medicina Comunitária (London School of Hygiene and Tropical Medicine), doutora em Administração Pública (London School of Economics and Political Sciences). Desenvolve pesquisa em Saúde Coletiva, nos temas: eqüidade, avaliação de sistemas e serviços de saúde, acesso e utilização de serviços de saúde, qualidade do cuidado de saúde e segurança do paciente e mercantilização do cuidado de saúde.
         
Editores Associados
         
Patty Fidelis de Almeida       Doutora e Mestre em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz) graduada em Psicologia (Universidade Federal de Juiz de Fora). Possui experiência em análise de políticas, programas e serviços em Atenção Primária à Saúde no Brasil e América do Sul.
 
Regina Maria Barbosa       Médica sanitarista, mestre e doutora em Saúde Coletiva (IMS-UERJ). Pesquisadora A do Núcleo de Estudos de População Elza Berquo/UNICAMP. Desenvolve pesquisa na área de Saúde Coletiva, com ênfase em Saúde Reprodutiva, atuando principalmente nos seguintes temas: aids, sexualidade, gênero, saúde reprodutiva e políticas públicas.
https://orcid.org/0000-0002-3390-2137
 
Antonio Fernando Boing       Universidade de Federal de Santa Catarina, Florianópolis, Brasil
 
Inês Rugani de Castro       Nutricionista, mestre e doutora em Saúde Pública (Fiocruz e USP). Suas principais áreas de investigação são: 1. delineamento, avaliação e análise de intervenções, programas e políticas em alimentação e nutrição, 2. Estudos seccionais em alimentação e nutrição; 3. desenvolvimento, validação e aplicação de instrumentos e indicadores para monitoramento de eventos de interesse para a nutrição; 4. Desenvolvimento e aplicação de métodos para estudos sobre ambiente alimentar comunitário e organizacional e sua relação com desfechos de saúde; e 5. Conflitos de interesse na relação público-privado em alimentação e nutrição em saúde coletiva.
 
Cibele Comini César       Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil
 
Mariangela Leal Cherchiglia       Engenheira eletrônica (UFRJ), Mestre em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ), Doutora em Saúde Pública (Fiocruz) e Pós-doutora em Epidemiologia e Saúde Pública (Fiocruz). Professora Associada do IESC-UFRJ e do Departamento de Medicina Preventiva (FM-UFRJ) e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (IESC - UFRJ). Atua principalmente em: Linkage de Bases de Dados, Ciência de Dados em Saúde Pública, Dados secundários, Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Acesso, Desigualdade, Informação em Saúde, Análise de Dados Espaciais, Modelagem Multinível, Fratura de fêmur, tuberculose, câncer, cirurgia cardíaca.
 
Cláudia Torres Codeço       Graduada em Ciências Biológicas, mestre em Engenharia Biomédica (UFRJ), doutora em Quantitative Biology (University Of Texas At Arlington) com pós-doutorado em Epidemiologia Teórica (Instituto Gulbenkian de Ciência). Pesquisadora titular da Fiocruz. Principais áreas de interesse: ecoepidemiologia de doenças transmitidas por vetores, biomatemática, dinâmica de processos transmissíveis e ecologia populacional de vetores, modelagem aplicada à vigilância.
http://www.procc.fiocruz.br/procc/Members/claudia/
 
Suely F. Deslandes       Bacharel em Ciências Sociais (UFF), mestre em Saúde Pública (Fiocruz) e doutora em Ciências (Fiocruz).  Áreas temáticas: Sociologia da saúde, violência e Saúde  e metodologias qualitativas.
https://orcid.org/0000-0002-7062-3604
 
Bernardo Lessa Horta       Médico, mestre em Epidemiologia (Universidade Federal de Pelotas) e doutorado em Epidemiologia - (McGill University).
https://orcid.org/0000-0001-9843-412X
 
Eliane Ignotti       Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, mestre e doutora em Saúde Pública (Fiocruz) e pós-doutora pelo IMS (Uerj).  Professora de epidemiologia da Faculdade de Ciências da Saúde e do Programa de Mestrado em Ciências Ambientais da Universidade do Estado de Mato Grosso e professora colaboradora do Programa doutorado em Ciências da Saúde da Universidade Federal de Mato Grosso. Atua principalmente em vigilância epidemiológica e ambiental.
https://orcid.org/0000-0002-7062-3604

 
Jorge Alberto Bernstein Iriart       Mestre em Saúde Pública (Ufba), doutor em Antropologia (Université de Montréal) com pós-doutorado em Antropologia Médica (University College London). Atua principalmente nos temas: corpo, gênero e saúde; HIV/aids e gênero; estudos sobre a biomedicina, tecnologias médicas, genômica e saúde; processos socioculturais e saúde do trabalhador.
 
Ligia Kiss       Doutora e mestre em Medicina Preventiva (USP). Graduada em Ciências Sociais (USP), em Antropologia (Université Lille 3 - Sciences Humaines, Lettres et Arts), em Administração de Empresas (PUC).
https://orcid.org/0000-0002-3334-7110
https://www.lshtm.ac.uk/aboutus/people/kiss.ligia
 
Claudia de Souza Lopes       Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
 
Rachel Lowe       Graduated in Meteorology and Oceanography (University of East Anglia, UK, with a year at the University of Granada, Spain), master in Geophysical Hazards at University College London, PhD in Mathematics at the University of Exeter (UK). Rachel was a Visiting Scientist at the International Centre for Theoretical Physics in Trieste, Italy and a Postdoctoral Scientist and Head of Climate Services for Health at the Catalan Institute for Climate Sciences in Barcelona, Spain. She is now an Assistant Professor / Royal Society Dorothy Hodgkin Fellow at the London School of Hygiene and Tropical Medicine and a Visiting Assistant Research Professor at the Barcelona Institute for Global Health. Her research involves understanding how environmental and socio-economic factors interact to determine the risk of disease transmission.
https://orcid.org/0000-0003-3939-7343
@drrachellowe
 
Mônica Silva Martins       Nutricionista, mestre em Saúde Pública (Fiocruz), doutora em Santé Publique (Université de Montreal), pós-doutorado na École de Hautes Études e Santé Publique (França). Pesquisadora titular da ENSP/Fiocruz, temas de interesse: qualidade do cuidado, utilização de serviços de saúde, avaliação de desempenho de sistema e serviços de saúde e segurança do paciente.
https://orcid.org/0000-0003-3939-7343
 
Enirtes Caetano Prates Melo       Graduada em Enfermagem e Obstetrícia, doutora em Saúde Pública com pós-doutorado em Epidemiologia (Fiocruz). Atua principalmente nos seguintes temas: estudos longitudinais, epidemiologia ambiental (métodos de análise espacial), acesso e utilização de serviços de saúde, segurança do paciente e enfermagem.
https://orcid.org/0000-0003-4240-8365
 
Jorge Mota       Diretor do Centro de Investigação em Atividade Física, Saúde e Lazer (CIAFEL).  Obteve o seu doutoramento em Ciências do Desporto na Faculdade de Ciências de Desporto da Universidade do Porto (FADEUP).É professor catedrático e o responsável  do departamento de Recreação e Lazer. Foi Diretor da FADEUP durante dois anos de 1996-1998 e Presidente do Conselho Científico da Faculdade entre 2006-2010. É Presidente do Conselho de Representantes desde 2000.É professor visitante em várias instituições brasileiras e da Universidade de Coventry , UK. Está envolvido em redes de promoção de atividades física, incluindo a  rede Europeia (HEPA) e da rede internacional IPEN). A área principal de trabalho está focada em  questões relacionadas à atividade física e os  seus efeitos com a saúde, especificamente, sua relação com doenças não transmissíveis. No âmbito das suas atividades está envolvido no desenvolvimento e implementação de programas relacionados à atividade física e à promoção da saúde e foi autoria de várias publicações em revistas internacionais
https://orcid.org/0000-0001-7571-9181
 
Hillegonda Maria Dutilh Novaes       Médica, mestre e doutora em Medicina Preventiva (USP) com pós-doutoramento no Institut National de Santé et Recherches Médicales/INSERM. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação de tecnologias e serviços de saúde, avaliação econômica em vacinas, sistemas de informação hospitalares e de sistemas de saúde, saúde materno-infantil e mortalidade perinatal.
https://orcid.org/0000-0001-9849-0324
 
Francisco Ortega       Possui graduação em Filosofia - Universidad Complutense de Madrid (1991) e doutorado em Filosofia - Universität Bielefeld, Alemanha (1995). Foi professor visitante na Universidade de Bielefeld, Alemanha, no Center for the Humanities and Social Sciences do Consejo Superior de Investigaciones Cientificas (CSIC) em Madrid, na Universidade de Oldenburg, Alemanha, no Max Planck Institute for History of Science de Berlim, na Universidade de Buenos Aires, e, no Brasil, na UNICAMP e na UFF. Realizou pos-doutorado (2012-2013) no Department for Social Science, Health and Medicine do Kings College, Londres. Atualmente é Professor Titular do departamento de Ciências Humanas e Saúde do Instituto de Medicina Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e Visiting Senior Research Fellow no Department for Social Science, Health and Medicine do Kings College, Londres. Ë diretor de pesquisa do Centro Rio de Saúde Global vinculado ao Instituto de Medicina Social da UERJ. É editor associado da revista Cadernos de Saúde Pública e membro do Advisory Board do Movement for Global Mental Health (MGMH). Tem experiência na área de Saúde Coletiva, Filosofia, atuando principalmente nos seguintes temas: saúde mental; saúde global, neurociência e sociedade, estudos sobre deficiência, história do corpo, história da subjetividade, história das neurociências. Também realiza pesquisas sobre TDAH no Brasil, o autismo nas redes sociais e o movimento da neurodiversidade e o cérebro adolescente. Foi cientista do Estado do Rio de Janeiro (FAPERJ) de 2009 a 2014. Atualmente é Cientista de Nosso Estado da Faperj ( 2016 a 2019). Pesquisador do CNPq 1-D.
https://orcid.org/0000-0002-5039-9449
 
Claudia Garcia Serpa Osorio-de-Castro       Farmaceutica, mestre em Ciências Farmacêuticas (UFRJ)) e doutora em Saúde da Criança e da Mulher (Fiocruz). Atua nas seguintes áreas temáticas: políticas de medicamentos, uso racional de medicamentos, estudos de utilização de medicamentos, judicialização, farmácia hospitalar, farmacovigilância, avaliação de serviços e programas, assistência farmacêutica em eventos de massa e desastres e bioética.
https://orcid.org/0000-0003-4875-7216
 
Sérgio Viana Peixoto       Biólogo, Mestre em Epidemiologia (UFMG) e Doutor em Saúde Pública/Epidemiologia (UFMG). Pesquisador da Fiocruz Minas e Professor da UFMG, atua principalmente nas áreas de envelhecimento, epidemiologia genética e epidemiologia da Nutrição.
https://orcid.org/0000-0001-9431-2280

 
Rejane Sobrino Pinheiro       Engenheira eletrônica (UFRJ), Mestre em Engenharia Biomédica (COPPE/UFRJ), Doutora em Saúde Pública (Fiocruz) e Pós-doutora em Epidemiologia e Saúde Pública (Fiocruz). Professora Associada do IESC-UFRJ e do Departamento de Medicina Preventiva (FM-UFRJ) e Coordenadora Adjunta do Programa de Pós-graduação em Saúde Coletiva (IESC - UFRJ). Atua principalmente em: Linkage de Bases de Dados, Ciência de Dados em Saúde Pública, Dados secundários, Avaliação de Programas e Serviços de Saúde, Acesso, Desigualdade, Informação em Saúde, Análise de Dados Espaciais, Modelagem Multinível, Fratura de fêmur, tuberculose, câncer, cirurgia cardíaca.
 
Alberto Novaes Ramos Júnior       Universidade Federal do Ceará, Fortaleza, Brasil
 
Iná S. Santos       Universidade Federal de Pelotas, Pelotas, Brasil
 
Ricardo Ventura Santos       Graduado em Biologia, Mestre e Doutor em Antropologia (Indiana University) com pós-doutorado na University of Massachusetts e no Max Planck Institute for the History of Science). Interesses de pesquisa e docência: antropologia biológica; antropologia da ciência e da saúde; etnicidade e saúde; saúde indígena.
https://orcid.org/0000-0001-5071-443X
 
João Henrique G. Scatena       Médico, mestre em Medicina Preventiva pela FMUSP, doutor em Saúde Pública pela FSP/USP, com pós-doutorado realizado na FMUSP.
Antônio Augusto Moura da Silva       Médico, Mestre e Doutor em Medicina Preventiva (USP), com pós-doutorado em Epidemiologia Perinatal (Universidade de Oxford). Atua principalmente nos seguintes temas: baixo peso ao nascer, mortalidade infantil, prematuridade, cesariana e obesidade.
https://orcid.org/0000-0003-4968-5138
 
Hudson Pacífico da Silva       Economista, mestre em Desenvolvimento Econômico (Unicamp) e doutor em Ciências (USP), com pós-doutorado em Inovações em Saúde (Université de Montréal). Tem experiência na área de ciência e tecnologia, políticas públicas, economia e saúde.
https://orcid.org/0000-0001-7507-0917
https://www.linkedin.com/in/hudsonpsilva/
https://twitter.com/hudsonpacifico
 
Mirian Ventura da Silva       Graduada em Direito, Mestre e Doutora em Saúde Pública (Ensp/Fiocruz). Advogada, professora do Instituto de Estudos em Saúde Coletiva (IESC) da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).  Tem desenvolvido estudos na interface saúde, ética, políticas e direitos, sobre legislação e jurisprudência em saúde; judicialização da saúde; acesso à saúde e à justiça e as populações vulneráveis; direitos reprodutivos e sexuais; saúde global e direitos humanos. Líder do grupo de pesquisa LIDHS - Laboratório Interdisciplinar de Direitos Humanos e Saúde, docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva (UFRJ).
https://orcid.org/0000-0001-8520-8844
 
Carlos Eduardo Siqueira       Médico, Mestre em Saúde Pública (Johns Hopkins University) e doutor em Work Environment Policy - (University of Massachusetts Lowell). Atua principalmente nos seguintes temas: saúde do trabalhador, politicas de saúde do trabalhador e ambientais, saude ambiental e do trabalhador, políticas de saúde do trabalhador nos Estados Unidos da América, e saúde do imigrante brasileiro nos Estados Unidos.
https://orcid.org/0000-0001-8993-3031
https://www.umb.edu/academics/cpcs/faculty/c._eduardo_siqueira

 
Lígia Maria Vieira da Silva       Médica, Mestre em Saúde Coletiva (Ufba), doutora em Medicina Preventiva (USP) com pós-Doutorado (Universidade de Montreal) Canadá e Estágio Senior no Centro de Sociologia Européia (CSE) em Paris. Atua principalmente nos seguintes temas: avaliação e análise sócio-histórica de políticas de saúde e determinantes sociais da saúde.
https://orcid.org/0000-0003-2518-411X
 
Guilherme Loureiro Werneck       Médico, mestre em Saúde Coletiva (Uerj) e doutor em Saúde Pública e Epidemiologia (Harvard School of Public Health). Completou estágio de pós-doutorado no Department of Global Health and Population / Harvard School of Public Health. Suas linhas de pesquisa versam principalmente sobre os seguintes temas: epidemiologia das doenças infecciosas, métodos epidemiológicos, epidemiologia e controle da leishmaniose visceral, vigilância epidemiológica, análise de dados espaciais, sistemas de informações geográficas, sensoriamento remoto, bioestatística, inferência causal, epidemiologia das violências.
https://orcid.org/0000-0003-1169-1436
 
         
Editor de Artigos de Revisão
         
Edison Iglesias de Oliveira Vidal       Médico, mestre e doutor em Saúde Coletiva / Epidemiologia (UNICAMP), livre-docência em Geriatria (UNESP). Atua na interface entre a clínica e a saúde coletiva dentro dos seguintes temas: saúde do idoso, cuidados paliativos, educação médica e medicina baseada em evidências.
https://orcid.org/0000-0002-1573-4678
 
         
Editores de Questões Metodológicas  
         
Leila Denise Alves Ferreira Amorim       Bacharel em Estatística (Universidade Federal da Bahia, UFBA), Licenciada em Ciências Biológicas (Universidade Católica do Salvador), Mestre em Saúde Coletiva (UFBA), Doutora e Pós-Doutora  em Bioestatística pela The University of North Carolina at Chapel Hill (UNC-Chapel Hill, 2006 e 2012).  Professora Associada do Departamento de Estatística (Instituto de Matemática e Estatística) e docente do Programa de Pós-Graduação em Saúde Coletiva  (ISC) da UFBA.  Interesse em desenvolvimentos metodológicos e aplicações  principalmente em: modelagem multinível, análise de sobrevivência,análise de dados categorizados, modelagem com variáveis latentes, métodos quantitativos em Epidemiologia e análise de dados correlacionados.
 
João Luiz Dornelles Bastos       Graduado em odontologia, mestre e doutor em epidemiologia (Universidade Federal de Pelotas). Atua na área de saúde coletiva, com ênfase em métodos epidemiológicos e no estudo das relações entre discriminação e saúde.
https://orcid.org/0000-0002-1816-0745
 
Michael Reichenheim       Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, Brasil
 
         
Editora de Resenhas
         
Martha Cristina Nunes Moreira       Psicóloga, mestre em Saúde Pública (Fiocruz) e doutora em Ciências Humanas / Sociologia (IUPERJ). Exerce atividades de pesquisa e ensino em saúde da criança e do adolescente com destaque para estudos sobre condições crônicas complexas de saúde em crianças e adolescentes; bases de apoio e análises relacionais no que se refere às organizações civis ligadas aos movimentos das pessoas com doenças raras; gênero, sexualidade e construção da parentalidade no contexto do adoecimento crônico e complexo de saúde; teoria feminista do cuidado e vida com defiiciências.
https://orcid.org/0000-0002-7199-3797
 
 
 

 


Equipe Técnica


Editores Assistentes
Leandro Carvalho
Marcia Pietrukowicz
Carolina Ribeiro

Editora Administrativa
Carla Alves

Editoração Eletrônica
Giane Caputo
Eduardo R. Pina
Juan Rodrigues
Fábio Souza

Secretaria Editorial
Lusimar Palladino
Juan Rodrigues
Fábio Souza

Assinaturas e Distribuição
Vera Lúcia Martins
Lusimar Palladino


 
Sobre o CSP

Compartilhe essa página via:

Cadernos de Saúde Pública | Reports in Public Health

Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil

Secretaria Editorial +55 21 2598-2511.

  • APOIO:

©2015 | Cadernos de Saúde Pública - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | Fundação Oswaldo Cruz. - Ministério da Saúde Governo Federal | Desenvolvido por Riocom Design