Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Submeta

seu texto

 

Volume 34, 2018
A Revista
Cadernos de Saúde Pública (CSP) é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.

A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Todos os artigos submetidos a CSP são criteriosamente avaliados pelo Conselho Editorial, respeitando a diversidade de abordagens, objetos e métodos de distintas perspectivas disciplinares que caracterizam o campo. Originalidade, relevância e rigor metodológico são os principais aspectos considerados na avaliação editorial. O sistema de avaliação de artigos praticado por CSP é composto por duas etapas.

Na primeira, os artigos são avaliados de acordo com sua pertinência ao escopo de CSP e também sobre a originalidade e relevância de seu tema. Essa primeira avaliação é realizada pelo corpo de Editoras-chefes e Editores Associados. Como resultado, os artigos podem ser recusados (fora de área, não prioritário ou interesse local) ou seguir em seu processo avaliativo.

Na segunda etapa, os artigos são encaminhados para avaliação por pares (sistema duplo-cego). Preferencialmente, os artigos são avaliados por três revisores (especialistas em suas áreas de atuação). A segunda etapa pode ter diversas rodadas de reformulação do artigo. Como resultado, os artigos podem ser recomendados, pelo/a Editor/a Associado/a, para publicação ou recusados. A decisão final cabe às Editoras-Chefes. Os autores podem recorrer de qualquer decisão e, caso o recurso seja aceito, nova avaliação do artigo é realizada.

A revista on-line é de acesso aberto e gratuito.

CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais.

CSP utiliza, via SciELO, o sistema CLOCKSS de arquivamento e preservação de acervos digitais.

CSP adota o sistema Ephorus para a identificação de plagiarismo.

CSP adota a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY) que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CSP. 
Sobre o CSP

Compartilhe essa página via:

Cadernos de Saúde Pública | Reports in Public Health

Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil

Secretaria Editorial +55 21 2598-2511.

  • APOIO:

©2015 | Cadernos de Saúde Pública - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | Fundação Oswaldo Cruz. - Ministério da Saúde Governo Federal | Desenvolvido por Riocom Design