Serviços
 

Revisão sistemática


As revisões sistemáticas devem seguir um delineamento metodológico próprio, a partir de uma pergunta específica, definindo uma estratégia de busca bibliográfica adequada e que possa ser replicada. Devem ser estabelecidos critérios de inclusão e exclusão de estudos relevantes, avaliando o risco de viés dos estudos incluídos na revisão e, finalmente, promovendo uma síntese das evidências encontradas, abrangendo suas implicações e limitações, de modo a apontar para caminhos futuros de condutas profissionais, políticas públicas e/ou de investigação. No preparo do manuscrito, os autores devem atentar para as sugestões a seguir:
  • Recomenda-se enfaticamente que as revisões sistemáticas sigam as diretrizes delineadas pelo checklist do PRISMA (Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses).
  • A seleção das bases de dados a serem pesquisadas deve ser compatível com o objeto da revisão sistemática. Mais detalhes sobre a seleção de bases de dados, bem como outros aspectos metodológicos para o desenvolvimento de revisões sistemáticas, podem ser encontrados em http://www.york.ac.uk/inst/crd/pdf/Systematic_Reviews.pdf e http://handbook.cochrane.org/.
  • Para a avaliação qualidade/risco de viés de ensaios clínicos recomenda-se o instrumento desenvolvido pela Cochrane Collaboration.
  • Para a avaliação da qualidade/risco de viés de estudos observacionais incluídos nas revisões sistemáticas recomenda-se um dos seguintes instrumentos: (a) Effective Public Health Practice Project Quality Assessment Tool for Quantitative Studies; ou (b) Research Triangle Institute item Bank.
  • CSP tem especial interesse em revisões que abordem intervenções em Saúde Pública, incluindo o cuidado de saúde. Esse fato será levado em consideração durante a avaliação desse tipo de revisão que desejamos fomentar. Autores interessados nesse tipo de investigação devem consultar o capítulo 3 do livro “Systematic Reviews: CRD's guidance for undertaking review in health care” e o material “Finding What Works in Health Care: Standards for Systematic Reviews” do Institute of Medicine.

Revisões narrativas e integrativas: devem promover uma visão abrangente sobre um tópico ligado ao campo da Saúde Pública, com base em sínteses sobre temas atuais, estado-da-arte, dilemas e lacunas de conhecimento associados ao tema abordado.


 

Cadernos de Saúde Pública | Reports in Public Health

Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil

Secretaria Editorial +55 21 2598-2511.

  • APOIO:

©2015 | Cadernos de Saúde Pública - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | Fundação Oswaldo Cruz. - Ministério da Saúde Governo Federal | Desenvolvido por Riocom Design
AddThis Sharing Sidebar
Share to PrintMore AddThis Share options
, Number of shares
Hide
Show
Carregando...