Cadernos de Saúde Pública (CSP) é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.
A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.
Todos os artigos submetidos a CSP são criteriosamente avaliados pelo Conselho Editorial, composto pelas Editoras-Chefes e pelos Editores Associados, respeitando a diversidade de abordagens, objetos e métodos de distintas perspectivas disciplinares que caracterizam o campo. Originalidade, relevância e rigor metodológico são os principais aspectos considerados na avaliação editorial. O sistema de avaliação de artigos praticado por CSP é composto por duas etapas.
Na primeira, os artigos são avaliados de acordo com sua pertinência ao escopo de CSP e também sobre a originalidade e relevância de seu tema. Essa primeira avaliação é realizada pelo Conselho Editorial. Como resultado, os artigos podem ser recusados (fora de área, não prioritário ou interesse local) ou seguir em seu processo avaliativo.
Na segunda etapa, os artigos são encaminhados para avaliação
por pares (sistema duplo-cego). Preferencialmente, os artigos são avaliados por três revisores (especialistas em suas áreas de atuação). A segunda etapa pode ter diversas rodadas de reformulação do artigo. Como resultado final, os artigos podem ser recomendados, pelo/a Editor/a Associado/a, para publicação ou recusa. A decisão final cabe às Editoras-Chefes. Os autores podem recorrer de qualquer decisão e, caso o recurso seja aceito, nova avaliação do artigo é realizada.
Para informações adicionais sobre os critérios de avaliação editorial dos artigos estão disponíveis os seguintes Editoriais:
29(1),
29(9),
29(11),
30(5),
31(7),
32(3).
Informações adicionais:
A revista
online é de
acesso aberto e gratuito.
CSP encontra-se listado nas principais bases de
indexação bibliográfica internacionais.
CSP utiliza, via SciELO, o sistema
CLOCKSS de arquivamento e preservação de acervos digitais.
CSP adota sistema informatizado para a identificação de plágio.
CSP adota a licença Creative Commons do tipo atribuição (CC-BY) que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CSP.
CSP é filiado ao
COPE (Committee on Publication Ethics) e adota os preceitos de integridade em pesquisa recomendados por esta organização. Informações adicionais sobre integridade em pesquisa podem ser lidas no
Editorial 34(1).