v_v30n10.jpg
Loading images
loading
vol.12 vol.13 vol.14 vol.15 vol.16 vol.17 vol.18 vol.19 vol.20 vol.21 vol.22 vol.23 vol.24 vol.25 vol_29_9


CENTRAL DE ARTIGOS

APOIO

patrocinio


Receba nossos informes





v32n4g

Abrindo o fascículo de abril, apresentamos dois Editoriais que abordam assuntos de grande importância na atualidade. O primeiro traz como tema Zika em CSP, discorre sobre os esforços empreendidos por pesquisadores, gestores e profissionais de saúde no âmbito do SUS para ampliação rápida e consistente do conhecimento sobre a relação entre infecção pelo vírus Zika na gestação e ocorrência de microcefalia. Nesse contexto, ressalta-se a decisão da Editoria em adotar um sistema de "fast track" para avaliação e publicação de artigos sobre Zika em CSP.

O segundo, intitulado Democracia e Saúde Coletiva. As editoras refletem sobre o momento de crise política vivido no país, e enfatizam a necessidade de retomar "princípios e valores da Saúde Coletiva que contribuem para a consolidação da democracia e que inspiram a proposição de estratégias para o enfrentamento dos problemas nos serviços e na saúde da população" (p. 1).

Dentro dessa temática, apresentamos dois Perspectivas e uma Comunicação Breve. No artigo Ameaças e Retrocessos nas Políticas de Saúde Sexual e Reprodutiva no Brasil em Tempos de Epidemia de Zika, as autoras discutem os retrocessos promovidos pela PL nº 5.059/2013 e a epidemia atual do vírus Zika. Segundo elas, "o país corre o perigo de caminhar na contramão das medidas necessárias para garantir a saúde sexual e reprodutiva das mulheres, ..." (p. 3).

Já no artigo Do Ebola ao Zika: as Emergências Internacionais e a Securitização da Saúde Global, a autora indica que somente um "sistema de saúde eficiente pode garantir, quando finda a emergência, a continuidade da assistência às pessoas atingidas pela crise" (p. 3), e destaca a relevância de ações direcionadas aos determinantes sociais da saúde.

O texto da Seção Comunicação Breve aborda a microcefalia no Estado de Pernambuco, as características epidemiológicas e a avaliação da acurácia diagnóstica nos pontos de corte para notificação de casos de microcefalia.

No mais, a diversidade de temas usual em CSP.

Boa leitura!

 

 
A Revista
Cadernos de Saúde Pública

Cadernos de Saúde Pública – CSP – é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.

A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão por pares, respeitando a diversidade de abordagens, objetos e métodos de distintas perspectivas disciplinares que caracterizam o campo. Originalidade, relevância e rigor metodológico são os principais aspectos considerados na avaliação editorial.

Atualmente, CSP constitui uma das principais fontes de informação da área científica em Saúde Pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade de CSP, aliadas à cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde.

CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais.

CSP adota a licença Creative Commons do tipo atribuição – CC-BY – que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CSP.

 

footer1 Cadernos de Saúde Pública / Reports in Public Health
Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil
Secretaria Editorial +55 21 2598-2511 :: Assinaturas +55 21 2598-2514
© 2012 Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.
footer2