n_v30n2.jpg
Loading images
loading
vol.12 vol.13 vol.14 vol.15 vol.16 vol.17 vol.18 vol.19 vol.20 vol.21 vol.22 vol.23 vol.24 vol.25 vol_29_9


CENTRAL DE ARTIGOS

APOIO

patrocinio


Receba nossos informes





v32n6g

No número de junho, o Editorial é uma escolha das Editoras. Elaborado pelo Editor Associado Guilherme Werneck, o texto comenta o artigo da seção Debate sobre o controle da leishmaniose visceral no Brasil: "O artigo de von Zuben & Donalísio, que integra este fascículo de CSP, traz novos elementos empíricos que podem ajudar a explicar a inefetividade das ações de controle para reduzir a incidência e limitar a disseminação geográfica da doença" (p. 1). A seção Debate discute o Programa de Controle e Prevenção da Leishmaniose Visceral em municípios brasileiros. E como contribuição ao tema, trazemos os comentários de Gustavo Adolfo Sierra Romero e de Zélia M. Profeta da Luz. Finalizando o debate, as autoras apresentam sua réplica.
Também neste número está a seção Espaço Temático sobre Terceirização e Saúde. O primeiro texto é de autoria de Carles Muntaner, da Universidade de Toronto, que fala da precarização do emprego no mundo e a desigualdade em saúde. O segundo, de autoria de Graça Druck, da Universidade Federal da Bahia, apresenta uma discussão sobre a terceirização no Brasil hoje e o Projeto de Lei que tramita no Congresso Brasileiro. No incremento dessas discussões, apresentamos os comentários de Maria Inês Carsalade Martins e C. Eduardo Siqueira, e as respostas dos autores dos dois artigos: Druck e Muntaner.
Na seção Perspectivas, o texto de Alves et al. aborda a Lei nº 13.269/2016, sancionada pela então Presidenta da República, autorizando o uso da fosfoetanolamina sintética (pílula do câncer) por pacientes diagnosticados com neoplasia maligna.
Apresentamos ainda, uma Revisão Sistemática e meta-análise sobre reabilitação pulmonar domiciliar ou comunitária em indivíduos com doença obstrutiva crônica. E demais seções: Ensaio, Questões Metodológicas e Artigos.

Boa leitura!

 

 
A Revista
Cadernos de Saúde Pública

Cadernos de Saúde Pública – CSP – é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.

A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão por pares, respeitando a diversidade de abordagens, objetos e métodos de distintas perspectivas disciplinares que caracterizam o campo. Originalidade, relevância e rigor metodológico são os principais aspectos considerados na avaliação editorial.

Atualmente, CSP constitui uma das principais fontes de informação da área científica em Saúde Pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade de CSP, aliadas à cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde.

CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais.

CSP adota a licença Creative Commons do tipo atribuição – CC-BY – que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CSP.

 

footer1 Cadernos de Saúde Pública / Reports in Public Health
Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil
Secretaria Editorial +55 21 2598-2511 :: Assinaturas +55 21 2598-2514
© 2012 Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.
footer2