x_v31n3.jpg
Loading images
loading
vol.12 vol.13 vol.14 vol.15 vol.16 vol.17 vol.18 vol.19 vol.20 vol.21 vol.22 vol.23 vol.24 vol.25 vol_29_9


CENTRAL DE ARTIGOS

APOIO

patrocinio


Receba nossos informes





v32n7g

"Fica MCTI" é parte do título do Editorial que abre o fascículo de julho de CSP. Nele, Ennio Candotti faz um pequeno levantamento histórico e destaca a importância do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação para a ciência brasileira. A seção Perspetivas traz uma visão crítica acerca da reforma recente observada no Serviço Nacional de Saúde Inglês, considerado como referência internacional de sistema nacional público de saúde. A autora Ligia Giovanella identifica processos de fragmentação e mercantilização que trazem riscos para os princípios fundantes desse sistema.
Neste fascículo vale a pena conferir também mais um texto do Espaço Temático Zika e Gravidez, que desta vez versa sobre a síndrome da infecção congênita pelo vírus.
O artigo de Revisão aborda a importante temática da agressão sexual e vitimização autorreportada no Brasil.
Aproveitando a proximidade do início das Olimpíadas no Rio de Janeiro, publicamos na seção Artigos o texto de Freitas e colaboradores sobre a capacidade de tratamento hospitalar em áreas georreferenciadas nos Jogos Olímpicos Rio 2016!
Ainda neste número temos as seções: Questões Metodológicas, com um texto sobre a validade da estrutura fatorial da escala de capital social usada na linha de base do ELSA-Brasil; Ensaio, apresentando trabalho sobre consumo de drogas; Comunicação Breve trazendo o caso de trabalhadores domésticos brasileiros nos Estados Unidos e; Resenha, com texto de Eduardo Faerstein sobre o dicionário de epidemiologia e; Artigos com a habitual diversidade de assuntos que a área da Saúde Coletiva permite.
Muitos textos, muitos temas e muitas pesquisas de qualidade!
Tenham todos uma boa leitura!

 

 
A Revista
Cadernos de Saúde Pública

Cadernos de Saúde Pública – CSP – é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.

A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão por pares, respeitando a diversidade de abordagens, objetos e métodos de distintas perspectivas disciplinares que caracterizam o campo. Originalidade, relevância e rigor metodológico são os principais aspectos considerados na avaliação editorial.

Atualmente, CSP constitui uma das principais fontes de informação da área científica em Saúde Pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade de CSP, aliadas à cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde.

CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais.

CSP adota a licença Creative Commons do tipo atribuição – CC-BY – que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CSP.

 

footer1 Cadernos de Saúde Pública / Reports in Public Health
Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil
Secretaria Editorial +55 21 2598-2511 :: Assinaturas +55 21 2598-2514
© 2012 Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.
footer2