v_v31n2.jpg
Loading images
loading
vol.12 vol.13 vol.14 vol.15 vol.16 vol.17 vol.18 vol.19 vol.20 vol.21 vol.22 vol.23 vol.24 vol.25 vol_29_9


CENTRAL DE ARTIGOS

APOIO

patrocinio


Receba nossos informes





v32n8g

No mês de agosto temos a publicação de dois fascículo de CSP. O primeiro é um Suplemento especial que homenageia a memória de Frederico Simões Barbosa no centenário de seu nascimento. Entre suas inúmeras atividades e contribuições para a Saúde Coletiva, Frederico idealizou e lançou CSP, do qual foi o primeiro Editor, juntamente com Luiz Fernando Ferreira. O número, cuidadosamente organizado por Carlos E. A. Coimbra Jr., reúne 11 textos, que, como ressaltado no Editorial, "compõe um caleidoscópio de relatos de pessoas com as mais diferentes procedências, idades e perspectivas (científicas e pessoais) que, de uma forma ou de outra, foram tocadas pela experiência de interagir com Frederico" (p. S2).

No número regular desse mês, o Editorial escrito por Guilherme L. Werneck, apresenta o artigo da seção Questões Metodológicas – publicado no mesmo fascículo – que versa dobre Diagramas Causais. Werneck destaca a importância do texto ao lembrar que existe "um descompasso entre a importância do tema dos diagramas causais no contexto da literatura epidemiológica internacional e a sua pouca repercussão no ambiente acadêmico-científico nacional".

A seção Perspectivas discute o retrocesso que vive o Brasil frente às pautas de igualdade de gênero, que impactam negativamente a formulação de políticas para a saúde da mulher, principalmente as que versam sobre direitos sexuais e reprodutivos. Na seção Revisão temos um texto que analisa a reforma do Serviço Nacional de Saúde inglês, debatendo a sua trajetória e os possíveis riscos para o direito à saúde.

O fascículo de agosto apresenta, ainda, dois textos interessantíssimos na Seção Ensaio. Um sobre integralidade e tecnologias de atenção à saúde e o outro que trata da determinação biológica dos transtornos mentais.

Comparação de modelos de análise espacial, avaliação da estrutura dimensional de instrumento de aferição de práticas educativas parentais (s-EMBU), compõem, com o texto sobre diagramas causais, a seção Questões Metodológicas. Além da diversidade de temas apresentada na seção Artigos, o fascículo traz uma Comunicação Breve sobre inadequação na ingestão dietética de micronutrientes em população do Sul do Brasil.

Fechamos o mês de agosto com um interessante debate, apresentado na seção Carta, que se iniciou a partir da excelente repercussão do texto"Por que reconsiderar a indicação do rastreamento do câncer de mama", publicado em nossa revista no mês de maio.

Vale a pena conferir nossa seleção para este mês!
Boa leitura!

 

 
A Revista
Cadernos de Saúde Pública

Cadernos de Saúde Pública – CSP – é uma revista mensal publicada pela Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.

A revista destina-se à publicação de artigos científicos voltados para a produção de conhecimento no campo da Saúde Coletiva. CSP também tem como objetivo fomentar a reflexão crítica e o debate sobre temas da atualidade relacionados às políticas públicas e aos fatores que repercutem nas condições de vida e no cuidado de saúde das populações.

Todos os artigos são criteriosamente avaliados pelo corpo editorial de CSP, organizado com base no sistema de revisão por pares, respeitando a diversidade de abordagens, objetos e métodos de distintas perspectivas disciplinares que caracterizam o campo. Originalidade, relevância e rigor metodológico são os principais aspectos considerados na avaliação editorial.

Atualmente, CSP constitui uma das principais fontes de informação da área científica em Saúde Pública editada na América Latina. A periodicidade e a regularidade de CSP, aliadas à cuidadosa seleção dos artigos publicados, têm garantido ampla disseminação da publicação na comunidade acadêmico-científica e nos serviços de saúde.

CSP encontra-se listado nas principais bases de indexação bibliográfica internacionais.

CSP adota a licença Creative Commons do tipo atribuição – CC-BY – que permite distribuir, remixar, adaptar e criar com base no seu trabalho, mesmo para fins comerciais, desde que se confira o devido crédito autoral, da maneira especificada por CSP.

 

footer1 Cadernos de Saúde Pública / Reports in Public Health
Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil
Secretaria Editorial +55 21 2598-2511 :: Assinaturas +55 21 2598-2514
© 2012 Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz.
footer2