Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Cadernos de Saúde Pública

ISSN 1678-4464

37 nº.12

Rio de Janeiro, Dezembro 2021


EDITORIAL

Foi uma experiência extraordinária, mas chegou a hora de passar o bastão

Cláudia Medina Coeli

http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00260721


  • Artigo
  • Autores
  • Comentários (0)
  • Informações Suplementares





 

Mogensen 1 comparou o empreendimento científico a uma maratona, com cientistas precisando estar preparados para corridas de longa distância, começando por levantar uma questão de pesquisa original até finalmente publicar os resultados que a respondem. O próprio processo de publicação dos resultados pode ser comparado a uma corrida de revezamento, em que cada membro da equipe corre em sequência um segmento de uma distância pré-determinada, entregando um bastão ao próximo corredor da equipe. Depois que um manuscrito é submetido a uma revista científica, ele passa de mão em mão, em geral, muitas vezes até ser eventualmente publicado. Na verdade, o processo editorial é muito mais complexo, englobando múltiplos atores e procedimentos que não necessariamente ocorrem em uma direção linear. Entretanto, em comum com uma corrida de revezamento, e provavelmente ainda mais, exige coordenação. O papel do Editor-chefe é definir a política editorial e coordenar o processo editorial. Não é uma tarefa fácil, particularmente no contexto de rápidas mudanças do empreendimento editorial, tanto devido à evolução contínua da tecnologia digital, quanto ao movimento em direção à Ciência Aberta.

Fazer parte do trio de Editoras-chefes de CSP tem sido uma das atividades mais estimulantes em minha carreira acadêmica. Dividir esse trabalho com Claudia Travassos, Marilia Sá Carvalho e Luciana Dias de Lima tornou-o ainda mais especial. Apesar de nossas diferentes áreas de formação e trajetórias profissionais, compartilhamos a visão do papel de um periódico científico de Saúde Pública na promoção de um empreendimento de pesquisa ético, cooperativo e relevante.

Após nove anos ocupando essa honrosa posição, percebi que chegou o momento de mudar e dedicar mais energia a novos projetos em Ciência de Dados Populacionais. Gostaria de expressar a minha profunda gratidão à direção da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca, Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz), Carlos Coimbra Jr., Claudia Travassos e Marilia Sá Carvalho por me convidarem a ocupar, pela primeira vez, o cargo de Co-Editora-chefe de CSP externo ao quadro da Fiocruz. Da mesma forma, gostaria de agradecer a Carolina Ribeiro, Leandro Carvalho, Marcia Pietrukowicz, Carla Alves, Eduardo Ribeiro Pina, Fábio Souza, Giane Caputo e Rafael Pacheco, membros da equipe executiva, cujo trabalho competente e dedicado é fundamental para a qualidade processo editorial de CSP. Por fim, na pessoa de Luciana Correia Alves, a quem com prazer passo o bastão, agradeço a todos os Editores Associados, revisores, autores e leitores de CSP. Luciana Alves, professora do Departamento de Demografia da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), tem sólida formação em Demografia, Epidemiologia e Ciência de Dados Populacionais. Produzindo um corpo coerente de pesquisa inovadora em todos esses campos, ela sem dúvida polinizará CSP com novas ideias.

Um dos aspectos que mais me agrada como parte da equipe de CSP é a nossa conexão social. Alon 2 considera a conexão social um fator fundamental para a construção de equipes de trabalho motivadas e bem-sucedidas. Em sua opinião, “nossa conexão com uma comunidade e uma cultura nos fornece contexto e empatia durante nossas lutas, celebração e reconhecimento durante nossos sucessos2 (p. 152). Fazendo parte da comunidade CSP, seguirei saudando e comemorando as novas ideias que Marilia Sá Carvalho, Luciana Dias de Lima e Luciana Alves certamente irão implementar, garantindo que CSP continue em sua trajetória como um dos periódicos mais importantes da nossa área.

Referências

1.   Mogensen JF. Science has an ugly, complicated dark side. And the coronavirus is bringing it out. Mother Jones 2020; 28 abr. https://www.motherjones.com/politics/2020/04/coronavirus-science-rush-to-publish-retractions/.
2.   Alon U. How to build a motivated research group. Mol Cell 2010; 37:151-2.

CreativeCommons
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons

 


Cadernos de Saúde Pública | Reports in Public Health

Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil

Secretaria Editorial +55 21 2598-2511.
cadernos@fiocruz.br

  • APOIO:

©2015 | Cadernos de Saúde Pública - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | Fundação Oswaldo Cruz. - Ministério da Saúde Governo Federal | Desenvolvido por Riocom Design