Portal ENSP - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca Portal FIOCRUZ - Fundação Oswaldo Cruz

Cadernos de Saúde Pública

ISSN 1678-4464

36 nº.

Rio de Janeiro, 2020


INFORMATIVO

Informativo CSP - fast-track COVID-19

http://dx.doi.org/10.1590/0102-311X00135120


  • Artigo
  • Autores
  • Comentários (0)
  • Informações Suplementares





 

Em resposta à emergência sanitária decorrente da COVID-19, Cadernos de Saúde Pública (CSP) adotou procedimentos para agilizar o processo de avaliação editorial, revisão por pares e publicação de artigos científicos aprovados sobre o tema (fast-tracking). Informamos ainda que estamos priorizando a publicação bilíngue (português e inglês ou espanhol e inglês) dos artigos aprovados, sem custo para os autores.

CSP tem interesse na publicação de artigos que abordem aspectos diversos da COVID-19, sob diferentes abordagens e enfoques da Saúde Pública/Saúde Coletiva. O objetivo é divulgar conhecimento científico relevante e de qualidade que contribua para a compreensão da pandemia, o desenvolvimento de políticas públicas, a organização de serviços de saúde e a provisão de cuidado adequado aos pacientes.

A revista abriu uma seção Espaço Temático, intitulada COVID-19: Contribuições da Saúde Coletiva, para a publicação de análises conjunturais sobre o tema. Artigos aprovados, submetidos como Perspectivas ou Espaço Temático, serão publicados nessa seção.

Entretanto, CSP tem interesse na publicação de trabalhos sobre a COVID-19 que atendam ao formato recomendado em outras seções: Artigo (estudos empíricos), Ensaio, Questões Metodológicas, Comunicação Breve, Cartas, Resenhas.

A submissão deve ser feita normalmente por meio do SAGAS (Sistema de Avaliação e Gerenciamento de Artigos), que está do lado direito da página de CSP (www.ensp.fiocruz.br/csp), atendendo ao formato recomendado para a seção e ilustrações. Para a identificação rápida do artigo, é importante fazer menção à COVID-19 no título, usando termos relacionados (ex: COVID-19, SARS-CoV-2, coronavírus).

Seguem a seguir respostas às dúvidas mais frequentes.

Pergunta: Onde encontro as normas para envio de artigos sobre a COVID-19 em regime de fast-tracking?

Resposta: Não há regra específica para a formatação do trabalho, que deve seguir os formatos recomendados para as diversas seções de CSP. As normas podem ser acessadas nos seguintes links:

Instruções para Autores:

http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/submissao/instrucao-para-autores

Passo-a-Passo:

http://cadernos.ensp.fiocruz.br/csp/submissao/passo-a-passo

Pergunta: Como faço para submeter artigos sobre a COVID-19?

Resposta: A submissão dos manuscritos deve ser feita pela nossa página http://www.ensp.fiocruz.br/csp, no Sagas - Sistema de Avaliação e Gerenciamento de Artigos, que está do lado direito da página. Se for seu primeiro acesso, é necessário efetuar o cadastro antes da submissão do artigo, que somente poderá ser feita mediante login e senha.

Não existe código para a submissão, mas é importante fazer menção à COVID-19 no título do artigo, usando termos relacionados (p.ex.: COVID-19, SARS-CoV-2, coronavírus).

Pergunta: Caso o meu artigo sobre o tema da COVID-19 seja aprovado, como poderei viabilizar a publicação bilíngue do trabalho?

Resposta: CSP está priorizando a publicação bilíngue (português e inglês ou espanhol e inglês) dos artigos aprovados, sem custo para os autores.

Pergunta: No site do CSP, está escrito que os interessados em submeter trabalhos para a Seção Espaço Temático devem consultar as Editoras. Como proceder no caso de artigos sobre o tema da COVID-19?

Resposta: No caso da COVID-19, não há necessidade de contato prévio e não existe código para a submissão de artigos nesta seção. Pode pular essa etapa, mas é importante fazer menção à COVID-19 no título do artigo, usando termos relacionados (p. ex.: COVID-19, SARS-CoV-2, coronavírus).

Pergunta: Ao preencher os dados no SAGAS existe algum local específico onde devo informar que se trata de trabalho sobre a COVID-19?

Resposta: Não existe código para a submissão, mas é importante fazer menção à COVID-19 no título do artigo, usando termos relacionados (p. ex.: COVID-19, SARS-CoV-2, coronavírus).

Pergunta: Tenho interesse em submeter um artigo sobre a COVID-19 e gostaria de saber se há custo para a publicação, caso seja aprovado.

Resposta: Como recebemos apoio institucional, não é cobrada nenhuma taxa, seja para submissão, aprovação ou publicação do artigo.

Pergunta: Existe limite para a quantidade de autores nos artigos relacionados à COVID-19?

Resposta: Não há limite de autores para submeter artigos. Entretanto, os critérios de autoria devem basear-se nas deliberações do ICMJE (International Committee of Medical Journal Editors), que determina que o reconhecimento da autoria deve estar baseado em contribuição substancial relacionada aos seguintes aspectos: (1) Concepção e projeto ou análise e interpretação dos dados; (2) Redação do artigo ou revisão crítica relevante do conteúdo intelectual; (3) Aprovação final da versão a ser publicada; (4) Ser responsável por todos os aspectos do trabalho na garantia da exatidão e integridade de qualquer parte da obra. Essas quatro condições devem ser integralmente atendidas. O ORCID de cada autor deve ser incluído no campo Colaboração.

Pergunta: Gostaríamos de saber se nosso artigo sobre a COVID-19 se encaixa no escopo da Saúde Pública/Saúde Coletiva. Devo enviar mensagem para a Editoria?

Resposta: Informamos que a avaliação do artigo é feita pelo Conselho Editorial somente após a finalização do processo de submissão. Na avaliação do Conselho Editorial é considerado o mérito do manuscrito comparado com outros trabalhos submetidos para publicação em CSP. Os seguintes aspectos são considerados: a pertinência do artigo ao escopo da Saúde Pública/Saúde Coletiva, a originalidade e o rigor metodológico do estudo, e a qualidade geral do manuscrito, respeitando a diversidade de abordagens, objetos e métodos de distintas perspectivas disciplinares que caracterizam esta área do conhecimento.

Pergunta: Ao submeter um artigo sobre a COVID-19 devo enviar resumo nos três idiomas: inglês, português e espanhol?

Resposta: Conforme o item 6.4 do Passo-a-Passo, todos os artigos submetidos deverão ter resumo no idioma original. Uma vez aprovado, CSP providenciará as demais versões do resumo do artigo sem custo para os autores.

Pergunta: A contagem de palavras especificada para cada uma das seções de CSP inclui resumo e referências?

Resposta: A contagem das palavras inclui apenas o corpo do texto e as referências.

CreativeCommons
Este é um artigo publicado em acesso aberto sob uma licença Creative Commons

 


Cadernos de Saúde Pública | Reports in Public Health

Rua Leopoldo Bulhões 1480 - Rio de Janeiro RJ 21041-210 Brasil

Secretaria Editorial +55 21 2598-2511.
cadernos@fiocruz.br

  • APOIO:

©2015 | Cadernos de Saúde Pública - Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca | Fundação Oswaldo Cruz. - Ministério da Saúde Governo Federal | Desenvolvido por Riocom Design